Em eleição que encerrou na sexta-feira, 20, o defensor público Felipe Facin Lavarda venceu o pleito interno da categoria para a escolha do Defensor Público-Geral do Estado do Rio Grande do Sul. Com 266 votos, Lavarda ficou à frente dos candidatos Antônio Flávio de Oliveira e Hilton Rogério Ferreira Vaz.
“Esse é um momento muito especial e para o qual me preparei muito. Poder representar a Defensoria Pública não apenas é honra, mas um desafio que se faz ainda mais urgente diante da epidemia mundial que enfrentamos hoje: o coronavírus. A Defensoria é a ponte real entre o poder público e a sociedade, aqueles que mais necessitam. Caso o governador Eduardo Leite entenda que nosso projeto é o melhor para liderar a DPG/RS, todos os esforços serão feitos para garantirmos a promoção dos direitos humanos e a defesa dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados”, disse Lavarda.
Nessa segunda-feira, 23, a lista tríplice da Defensoria Pública do RS foi entregue ao governador Eduardo Leite, que tem 15 dias para nomear o novo chefe da instituição para o biênio 2020-2022.