Início Saúde Começa em Santa Cruz a vacinação contra gripe

Começa em Santa Cruz a vacinação contra gripe

Secretaria de Saúde informa suspensão de serviços em quatro postos de saúde no município

Ricardo Gais
[email protected]

Vacinação começa na segunda-feira 23, para o primeiro grupo – Ricardo Gais

Em coletiva de imprensa realizada na Secretaria Municipal de Saúde, dia 20, foi anunciada a vacinação contra gripe neste sábado, 21. O secretário da Saúde Régis de Oliveira Júnior, disse que a vacinação estava prevista para iniciar na segunda-feira 23, com aplicação de sete mil doses. Mas, com o afastamento de quase 60 profissionais da saúde por motivos como gravidez, estarem no grupo de risco e alguns sentirem sintomas respiratórios, além da suspensão de serviços em quatro postos de saúde, medidas tiveram que ser tomadas.
O comitê de emergências, criado em Santa Cruz, devido ao momento em que se encontra o novo coronavírus, decidiu por priorizar a vacinação em residentes, profissionais de casas geriátricas da rede particular e Associação de Auxílio aos Necessitados (Asan). As imunizações também ocorrem neste final de semana com oito equipes atuando para realizar a vacinação em profissionais de hospitais. Serão priorizados profissionais que atuarão na assistência de pacientes com suspeita de Covid-19. Profissionais da saúde que não estarão atuando devem aguardar, no momento.
Na segunda-feira 23, quando começa nacionalmente a primeira fase da campanha, a vacina estará disponível nas unidades de saúde do município, além da Casa da CDL e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Na terça-feira, um ônibus da Saúde passará pelas localidades do interior, para atender as pessoas que ficam mais isoladas.
“Pedimos para que a população não se aglomere nos postos de saúde, na segunda-feira, pois as doses serão limitadas. Não temos como realizar todas aplicações num único dia,” explica Régis. A previsão é de que na quarta-feira 25, o Governo do Estado encaminhe novas doses.
Na primeira fase está o grupo prioritário formado por pessoas com 60 anos ou mais e profissionais da saúde. Na segunda fase da campanha, serão profissionais de escolas públicas, das forças de segurança, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. A terceira fase será destinada a crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

Quatro postos de saúde suspendem serviços
Durante a coletiva, a Secretaria de Saúde comunicou a paralisação de serviços em quatro postos de saúde, no qual os usuários serão atendidos em outros postos. “O gabinete de emergências em Santa Cruz decidiu por preservar insumos e garantirmos assistência para a comunidade. Nós infelizmente tivemos que fazer a suspensão de atendimento em quatro postos de saúde,” disse Régis.
Os serviços serão suspensos a partir da segunda-feira 23, temporariamente nos postos Belvedere, Jacob, Linha Monte Alverne e Glória. O objetivo é realocar as equipes e materiais para concentrar as ações na prevenção ao novo coronavírus. Os usuários da unidade Belvedere serão atendidos no Margarida; os do Jacob, na ESF Arroio Grande; os de Linha Monte Alverne, no Dr. Pedro Eggler; e do Glória, na unidade Cristal Viver Bem.