Cisvale anuncia medidas junto ao CREM

Objetivo é evitar a circulação de muitas pessoas em um mesmo ambiente

Ricardo Gais
[email protected]

Medidas começaram a valer desde o último dia 18 – Rolf Steinhaus

Em coletiva de imprensa realizada na terça-feira 17, na sede do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo, em Santa Cruz do Sul, o presidente do Cisvale, Cassio Nunes Soares, juntamente do presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), Rafael Reis Barros, e o médico infectologista Marcelo Carneiro, anunciaram medidas a serem seguidas juntamente ao Centro Regional de Especialidades Médicas (CREM) e terceirizados.
O Cisvale destacou que está seguindo o decreto do Governador do Estado do Rio Grande do Sul, que declarou emergência em Saúde Pública de Importância Nacional em decorrência do novo coronavírus. Assim, considerando de extrema importância e garantindo a saúde da população, o presidente do Cisvale orienta aos moradores do interior e da cidade que queiram realizar exames de rotina, a adiarem suas consultas pois o momento é de se prevenir e a melhor forma é evitar aglomerações de pessoas, e não lotar os hospitais, clínicas e postos de saúde.

Confira o que determina as principais medidas da portaria:
Estabelecer previamente critérios de triagem para identificação e atendimento de usuários que apresentem sintomas respiratórios, garantindo que todos os pacientes sejam questionados sobre a presença de sintomas de uma infecção respiratória e histórico de viagens para áreas com transmissão do novo coronavírus ou contato com possíveis pacientes com o Covid-19.
Manter casos suspeitos em área separada até atendimento ou encaminhamento ao serviço de referência.
Os municípios consorciados e ou conveniados deverão realizar a triagem nos pacientes antes de encaminhar para atendimentos nos serviços prestados pelo Consórcio, e ou CREM, caso os pacientes apresentem sintomas respiratórios, não deverão ser transportados em transporte público.
Orientar os usuários a cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar (com cotovelo flexionado ou utilizando-se de um lenço descartável para higiene nasal), evitar o toque em mucosas de olho, nariz e boca e realizar higiene das mãos frequentemente, e disponibilizar máscara cirúrgica para usuários e acompanhantes que apresentarem sintomas respiratórios.
Orientar os usuários a usar os dispensadores com álcool gel para a higiene das mãos nas salas de espera, e estimular a higiene das mãos após contato com secreções respiratórias.
Permitido o acesso aos ambientes do CREM usuários previamente agendados para consultas e procedimentos ambulatoriais, permitindo apenas um acompanhante que não apresente sintomas respiratórios.
Manter os ambientes como sala de espera ventilados, limpeza e desinfecção das superfícies dos consultórios médicos, salas de procedimentos e de outros ambientes utilizados pelos usuários e realizar a limpeza de equipamentos e produtos para saúde que tenha sido utilizado na assistência ao usuário.

A solicitação de informações e agendamentos de retorno de consultas médicas, devem ser feitos somente pelos telefones: Crem-Cisvale (51) 3719-6590 ou Serviço de Ginecologia da Prefeitura de Santa Cruz do Sul (51) 3715-1450. As medidas já estão valendo desde ontem, 18.
Confira a portaria na íntegra no Riovale Jornal.