Grasiel Grasel
[email protected]
O leitor assíduo do Riovale Jornal já deve ter percebido as mudanças que vêm ocorrendo neste que é um dos dos mais tradicionais veículos de comunicação de Santa Cruz do Sul. No ano em que completa 44 anos de história, o jornal passa e continuará passando por uma série de mudanças e adaptações para garantir o máximo de qualidade aos seus leitores e anunciantes.
Para o diretor do jornal, André Felipe Dreher, as mudanças vêm em um momento propício, pois os leitores também vêm atualizando suas formas de consumir conteúdo jornalístico, mas continuam valorizando o formato impresso. “Esse é um dos momentos mais importantes da história do Riovale, por essas mudanças que vieram e que estão por vir. Quando muitos disseram que o impresso iria diminuir nós aumentamos”, comemora.
Em novembro do ano passado, o jornal trocou sua logo e iniciou uma série de mudanças visuais no impresso. A marca do Riovale agora valoriza mais o seu próprio nome, a capa é focada em dar um destaque maior para a principal notícia da edição e, nas demais páginas, reportagens buscam valorizar mais a representatividade que uma fotografia pode ter.
Já em janeiro de 2020, uma parceria com a Rádio Santa Cruz, também reconhecida pelos seus 73 anos de história e credibilidade, foi lançada em um projeto que é provavelmente o primeiro caso de jornalismo colaborativo entre dois veículos de imprensa do Rio Grande do Sul. Ambas as redações unem forças para realizar a melhor cobertura possível do que acontece no município e região.
Logo após, em fevereiro, o Riovale Jornal teve a primeira edição impressa de quinta-feira do novo padrão editorial que agora conta com três edições na semana. O objetivo é permitir que o veículo amplie sua capacidade de apurar e levar todos os fatos o mais breve possível, assim como ampliar o espaço para reportagens especiais, que devem sair principalmente aos fins de semana.
Para concluir, mas não finalizar, na última terça-feira, 17 de março, o Riovale lançou o novo portal de notícias online, investimento que vai levar um conteúdo mais dinâmico e diversificado para os leitores, o qual pode ser conferido tanto no computador quanto no tablet ou smartphone. Ainda passando por ajustes, ele contará com informações atualizadas sobre o que acontece na comunidade santa-cruzense, dessa vez com mais agilidade e totalmente pensado para que você, leitor, possa ter a melhor e mais completa experiência possível através de textos, imagens, vídeos, áudios e vários outros tipos de conteúdo multimídia.
Embora as mudanças sejam muitas, André afirma que o leitor poderá continuar contando com o Riovale de sempre, que permanecerá sendo o jornal da comunidade. “Os jornais que se dedicam à sua comunidade vão se dar melhor. Um jornal não vai conseguir abranger o Estado inteiro o tempo todo, precisa se dedicar ao local, uma tendência que já acontece fora do Brasil também”, conclui, garantindo que o conteúdo local sempre será norteador do trabalho de toda a equipe.
PARCERIA HISTÓRICA
A colaboração com a Rádio Santa Cruz será uma as principais formas do Riovale levar o melhor e mais atualizado conteúdo para seus leitores. Aproveitando o fato de que um veículo complementa o modelo de comunicação do outro, ambos poderão trocar informações e compartilhar custos no processo de apuração da notícia. “A rádio possui um perfil mais dinâmico e a gente possui outro que nos permite ter matérias feitas com mais tempo, mais elaboradas. Poder unir os esforços e aproveitar o prestígio dos dois veículos é muito bom”, afirma o diretor do jornal.
Troca de informações, deslocamento, logística e aproveitamento de talentos serão as principais questões otimizadas pela parceria, portanto, o leitor deverá ver ainda mais conteúdos da Rádio Santa Cruz no Riovale, da mesma forma que deverá ouvir com maior frequência o nome do Riovale na AM 550.
O diretor da Rádio Santa Cruz, Dogival Duarte, nota a oportunidade também como uma forma de aumentar o potencial de verificação das informações e aumentar ainda mais a credibilidade dos veículos. “Muitas coisas podem passar despercebidas e, com um grupo maior, podemos avançar mais e abranger mais, pois a solidariedade, inclusive no momento da informação, se faz cada vez mais necessária”, pontuou.
Ambos os veículos pretendem trabalhar cada vez mais forte para continuar testando e ampliando a parceria. “Essa é só uma semente que foi lançada, um embrião de uma união que vai evoluir com o tempo e pode se tornar cada vez maior”, diz André, destacando também que, por ser inédita, ambas as equipes estarão sempre buscando formas de otimizar a colaboração.