Grasiel Grasel
[email protected]
Em um fim de semana histórico, a equipe Baja de Galpão, dos cursos de engenharia da Unisc, foi a primeira da região sul a se tornar campeã nacional do Baja SAE Brasil. Na 26ª edição do evento realizado em São José dos Campos, São Paulo, de 12 a 15 de março, centenas de estudantes da área das principais universidades do país ficaram frente a frente para testarem suas habilidades em uma competição de engenharia. O objetivo é projetar e construir o melhor protótipo de veículo offroad possível.
Para o coordenador do projeto na Unisc, o professor-doutor em Tecnologia Ambiental Fernando Sansone de Carvalho, a satisfação em vencer a 26ª edição do evento é muito grande. Segundo ele, a conquista foi inesperada. “Estávamos batalhando muito forte para conseguir conquistar a vaga para o mundial ficando entre os três primeiros do Brasil, o que já era quase impossível. Talvez não acreditamos que poderíamos ganhar, mas nunca desistimos de tentar”, conta.
Arthur Geller, aluno da universidade e capitão da equipe Baja de Galpão, também afirma que ficou surpreso com a vitória. Ele destaca que o diferencial foi a última e principal prova do evento, o enduro, que testa a resistência dos veículos. “Foi muito emocionante o último dia, paramos em dois abastecimentos, foram duas paradas recordes, a comunicação muito boa entre o piloto e a equipe que culminou nesse resultado”, afirma. Embora a qualidade do baja da equipe já fosse reconhecida na região, bater outras equipes tradicionais não passava pela cabeça do jovem.
A equipe chega na manhã de hoje em Santa Cruz do Sul e, segundo Geller, a expectativa para o mundial é grande e os preparativos iniciam imediatamente, pois a etapa deve ocorrer já no segundo semestre do ano. A equipe espera poder contar com o apoio da comunidade santa-cruzense para levantarem os recursos necessários para poderem realizar o sonho de competir em Illinois, nos Estados Unidos.