Início Colunas Clube vencedor fora de campo

Clube vencedor fora de campo

O Internacional é um dos clubes brasileiros com mais títulos ganhos em campo nesse início de século XXI. Esses títulos são conhecidos. Mas há “títulos” fora de campo que também merecem ser divulgados, pois são bons exemplos para outros clubes. Destaco duas inovações recentes, relacionadas à transparência de informações e ao acesso de pessoas com deficiência ao Estádio Beira-Rio. 
O Inter é o primeiro dos grandes clubes brasileiros a criar um “Portal da Transparência”, que possibilita a qualquer cidadão acesso a uma série de informações relevantes sobre a vida do clube. A gestão dos clubes de futebol é, de modo geral, uma “caixa preta” para os seus associados e torcedores. Legalmente sem donos, são geridos como se donos tivessem, sem publicização de informações.
O Portal da Transparência do Inter é dividido em três seções: Programas de Gestão, Informativos Financeiros e Institucional. Na parte dos Programas de Gestão é possível consultar o organograma diretivo do Clube, as diferentes vice-presidências e setores, com seus respectivos objetivos e projetos. Em Informativos Financeiros, estão os balanços dos últimos 10 anos, com pareceres de auditores independentes e do Conselho Fiscal; análises gerenciais, que trazem o comportamento evolutivo da situação financeira e econômica do Inter; o plano orçamentário, divulgado pela primeira vez na história do Clube, com previsão de receita líquida de R$ 246 milhões em 2015; relatórios especiais; e, seguindo a internacionalização da marca, o balanço patrimonial 2014 e o orçamento 2015 estão sendo divulgados traduzidos e convertidos em euro e dólar. Na seção Institucional é possível encontrar a evolução do quadro de associados do Internacional, que já superam os 112 mil, a situação de adimplência/inadimplência, dados de identificação dos sócios(por gênero e local de moradia/região), a entrega de declaração de patrimônio dos dirigentes, a distribuição por setor dos atuais 468 funcionários, entre vários outros dados.
Outra inovação digna de comemoração é a preocupação gradativa com o acesso de pessoas com deficiência. A partida de 31 de maio, diante do São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro, foi caracterizada como o “Jogo da Acessibilidade – Beira-Rio de todos”. O Inter divulgou que mais de 700 PcDs (pessoas com deficiência) estiveram presentes nas arquibancadas, apoiando o Colorado. Cegos, surdos, mudos, autistas, cadeirantes, idosos e centenas de pessoas que necessitam de algum cuidado especial foram credenciados antes do jogo e tiveram suas entradas isentadas. A maior parte destes torcedores estão ligados a entidades como APAEs, Instituto Santa Luzia, Centro de Reabilitação de Porto Alegre, Associação de Assistência a Criança Deficiente, Centro de Integração da Criança Especial, Asilo Padre Cacique, entre outras.
Inovações como essas são próprias de um clube vencedor fora de campo. Proporcionam respeitabilidade junto aos torcedores, à opinião pública e aos adversários. As vitórias fora de campo criam condições favoráveis para as vitórias dentro de campo, que, como se sabe, são muitas vezes ganhas com o grito da torcida. 
Títulos em campo e fora de campo: é por aí que se dá sustentabilidade de um grande clube.