Esta receita serve como acompanhamento ou entrada de qualquer refeição.
INGREDIENTES
30 g de manteiga
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
500 ml de leite
1 pitada de noz moscada
Sal
Pimenta-do-reino
1 colher (sopa) de azeite de oliva
2 cebolas médias em rodelas
3 batatas médias cozidas em rodelas
1 xícara de presunto em tiras
1½ xícara de mozarela ralado
3 ovos cozidos em fatias
½ xícara de queijo parmesão ralado
¼ xícara de azeitonas pretas sem caroço
1 colher (sopa) de salsa picada
MODO DE PREPARO
Em uma panela, derreta a manteiga, junte a farinha e em seguida o leite, sempre mexendo até ficar consistente. Tempere com uma pitada de noz moscada, sal e pimenta e reserve. Aqueça uma frigideira, regue com azeite e doure a cebola. Reserve. Disponha as batatas em um refratário, cubra com o molho e com as rodelas de cebola. Adicione o presunto, a mozarela, os ovos, o parmesão e as azeitonas. Leve ao forno preaquecido, a 180°C, por, aproximadamente, 30 minutos ou até que o queijo esteja gratinado.
FONTE: https://www.tastemade.com.br
DICA DA SEMANA
Muita gente se pergunta se azeitona verde e azeitona preta são a mesma coisa ou se há, de fato, diferenças entre elas. É apenas a cor, ou o sabor também muda? Elas são a mesma fruta ou não? Essas são dúvidas frequentes que as pessoas têm na hora de escolher a oliva, e saber a resposta delas é fundamental para acertar na cozinha. As azeitonas verdes e as azeitonas pretas são frutos da mesma árvore, a oliveira. A principal diferença entre elas é a época da colheita. Enquanto as verdes são colhidas imaturas, as pretas passam por todo o processo de maturação. É esse o fato que acarretará nas características particulares de cada uma, mas uma coisa é válida para qualquer variação de azeitona: elas só ficam boas para consumo depois de curtir, então caso você esbarre em uma oliveira por aí, nada de apanhar as olivas e comê-las in natura.
Isso ocorre porque azeitonas ao natural são muito amargas, e para serem apreciadas à mesa, elas passam por um processo de tratamento que reduz seu amargor. As verdes são cozidas e depois fermentam em salmoura entre 6 e 12 meses. Quanto mais tempo elas passam pela fermentação, menos amarga e mais saborosa fica. Já a azeitona preta, por ser um fruto maduro, precisa de menos tempo de salmoura, sendo curada por, no máximo, dois meses. A textura também muda. Mas há um fator mais importante para as variedades de sabor, cada espécie tem características próprias, que variam de acordo com a região do plantio e com o processo de maturação. Por isso é comum que azeitonas da mesma cor tenham sabores distintos. Você pode comprar dois potes verdes e um ser manzanilla e outro hojiblanca, por exemplo. Apesar da mesma cor, cada um terá suas particularidades quanto à textura e gosto. No entanto, algumas características são comuns a todas as azeitonas verdes e todas as pretas. Independente da variação, as elas possuem um teor maior de óleo e tendem a ser mais amargas e consistentes. Isso ocorre porque o fruto não atinge seu grau máximo de maturação, e como passam mais tempo em salmoura, também ficam mais salgadas. Já as pretas, por serem colhidas maduras, possuem mais água, o que lhes conferem maior maciez. Apesar de seu sabor marcante, são mais adocicadas –característica adquirida por ficar mais tempo no pé.