Ao contrário do que a maioria das pessoas imagina essa torta nem ao menos existe na Holanda… isso mesmo, ela surgiu aqui no Brasil. E como vivemos em um país tropical nada mais justo que deixar essa receita com um toque super refrescante, com sorvete no recheio.
INGREDIENTES
Base e recheio
150 g de biscoito maisena (3/4 do pacote)
100 g de manteiga derretida (5 colheres de sopa)
130 g de bolacha Calipso (1 pacote)
200 g de creme de leite (1 caixinha)
1,5 L de sorvete de creme (1 pote)
30 g de açúcar (2 colheres de sopa)
5 ml de essência de baunilha (1 colher de chá)
Cobertura
200 g de chocolate ao leite
200 g de creme de leite (1 caixinha)
MODO DE PREPARO
Triture a bolacha em um multiprocessador. Deve ficar uma farofa fina. Adicione a manteiga derretida e bata bem. Forre uma forma com fundo removível com a massa. Coloque nas laterais os Biscoitos Calipso. A parte coberta com chocolate deve estar voltada para fora. Leve à geladeira enquanto prepara o recheio. Bata o sorvete por 5 minutos. Adicione metade do creme de leite, o açúcar e a essência. Bata por mais 5 minutos. Despeje sobre a base da torta e leve ao freezer por 6 horas. Derreta o chocolate de 30 em 30 segundos no micro-ondas. Quando estiver homogêneo adicione o creme de leite. Despeje sobre a torta e leve ao freezer por mais 30 minutos.
FONTE: https://cooknenjoy.com
DICA DA SEMANA
Massa de Bolacha – base para tortas. É montada com manteiga e farofa de bolacha. Uma massa versátil e ideal para preparar tortas doces e cheesecakes.
A bolacha pode ser qualquer uma da sua preferência, maisena, maria, chocolate, champagne, ao leite e até bolacha salgada, como cream cracker ou folhata, só que aí a indicação é para torta salgada substituindo a tradicional massa podre.
A maneira mais prática de preparar a farofa é levar as bolachas ao liquidificador bater na função ‘pulsar’ e tritura-las até que vire uma ‘areia’. Pode ser feita em ponto de: ‘areia fina’ ou ‘areia grossa’, conforme a utilidade que vamos dar a ela, ou do gosto do freguês.
Outra maneira de tritura-las é envolver as bolachas num pano de prato limpo ou saco plástico. Esmagá-las ou com o auxílio do rolo da massa ou martelo de carne ou até mesmo dando socos com o próprio punho, até ficarem reduzidas a areia.
Para obter o ‘ponto de uma farofa ‘areia fina’. Devemos triturar por um pouco mais tempo no liquidificador e se quiser garantir pó bem fino, passar na peneira. Para o ponto de ‘areia grossa’, liquidificamos um pouco menos. A farofa ponto ‘areia grossa’, com mini pedacinhos, confere uma crocância e uma textura muito mais interessante a massa.