Alayde Guimarães Motta
[email protected]
Por ser uma receita muito tradicional e típica do Brasil, a vaca atolada é um dos pratos mais preparados nessa época do ano. É uma refeição simples, mas que agrada todos os paladares, em razão dos condimentos que dão um sabor único à carne. Um acompanhamento ideal para esse prato seria um arroz integral, que além de ser mais saudável, dá um toque de criatividade na receita.
VACA ATOLADA
INGREDIENTES
- 2 kg de costela bovina
- 1 kg de aipim
- 6 tomates sem pele picados
- 2 cebolas grandes picadas
- 1 pimentão verde picado
- 3 dentes de alho esmagados
- 1 xícaras (chá) de vinho branco
- ½ xícara de óleo
- Sal e pimenta-do-reino (moída na hora de preferência)
- Tempero verde picado
MODO DE PREPARO
Cozinhe o aipim em uma panela com água, mas desligue o fogo um pouco antes de estar no ponto (o tempo de cozimento depende da qualidade do aipim, mas os mais tenros levam até menos de 20 minutos). Reserve. Tempere os pedaços de carne com sal e pimenta. Aqueça o óleo em uma caçarola ou panela de ferro e doure a carne, em porções, até que todos os pedaços estejam fritos. Retire a carne da panela e reserve. Na mesma gordura, leve a cebola e o alho para dourar. Em seguida, junte o tomate e o pimentão, refogue por alguns minutos. Volte a carne para a panela. Cozinhe por meia hora, até que os pedaços de tomate e pimentão desmanchem bem. Adicione o aipim escorrido e deixe cozinhar, até que a carne esteja bem macia (mais 40 minutos, mais ou menos). Se quiser deixar o molho um pouco mais consistente, amasse uns dois ou três pedaços de aipim com um garfo e misture bem. Salpique o cheiro verde por cima e sirva em seguida.
Fonte: http://www.receitas-sem-fronteiras.com
DICA DA SEMANA
A mandioca, também conhecida como aipim ou macaxeira, é uma excelente fonte de sais minerais e vitaminas do complexo B. É um tipo de raiz, com alto valor energético.
Principal matéria prima da farinha de guerra, ingrediente especial de bolos, purês e da tapioca, dentre outras receitas maravilhosas. Cozida em água com sal é uma delícia, seja acompanhadas de carne do sol frita, ou apenas um pouco de manteiga. Para poder aproveitar toda a mandioca, deixar ela bem macia e saborosa, seguem algumas dicas:
1) Para cozinhar a mandioca por igual:
Coloque as mandiocas descascadas no congelador por trinta minutos. Depois, corte em pedaços e cozinhe.
2) Para conservar a mandioca fresca por vários dias:
Corte, descasque e lave. Seque a mandioca, coloque em sacos ou vasilhas com tampas e guarde no congelador.
3) Para não estragar a mandioca:
Se você comprou mandioca e não quer preparar no mesmo dia, descasque, lave e coloque numa vasilha, coberta com água, dentro da geladeira. Assim ela não estragará.
4) Para cozinhar a mandioca mais rápido:
Se você está com pressa, não coloque sal na água para cozinhar. Tempere a gosto, depois da mandioca já cozida.
5) Se a mandioca demorar de amolecer:
Para amolecer a mandioca, troque a água quente por fria. Tampe a panela e leve ao fogo. Depois da primeira fervura, a mandioca ficará macia.
6) Acerte na compra da mandioca:
Para não levar pra casa mandioca estragada, na hora de escolher, quebre-as ao meio. Só leve pra casa as que estiverem branquinhas, sem nenhuma manchinha.