Alayde Guimarães Motta
[email protected]
Para arrasar num almoço em família!!!!
LAGARTO AO CREME DE QUEIJO
INGREDIENTES
- 1 peça de lagarto (tatu) inteira (cerca de 1,5 kg)
- 2 colheres (sopa) de óleo
- Suco de 12 laranjas
- Sal e pimenta a gosto
- 1 lata de creme de leite
- 250 g de mozarela fatiada
MODO DE PREPARO
Retire toda a gordura da carne. Na panela de pressão, aqueça o óleo e doure a carne dos dois lados. Acrescente o suco de laranja, o sal e a pimenta. Feche a panela. Quando começar a pressão, coloque em fogo brando e cozinhe por 50 minutos. Espere sair a pressão, abra a panela e, com cuidado, retire a carne. Deixe esfriar e, com uma faca bem afiada, corte em fatias finas. Misture o creme de leite ao molho que sobrou na panela. Em um refratário, acomode as fatias de carne, por cima, regue o molho e cubra com as fatias de mozarela. Leve ao forno, pré-aquecido, a 200 °C, e asse até a mozarela derreter por completo e dourar. Sirva em seguida.
Fonte: https://cybercook.uol.com.br
DICA DA SEMANA
Como fazer lagarto cozido e fatiado bem saboroso.
A carne de lagarto, assim como o lombo de porco, é um carne difícil de ser cozida, para muitos fica uma carne dura sem tempero. Sem graça. Se você faz parte desse mesmo clube, aqui está um achado. Nesse método não dá para ter pressa, querer fazer para o jantar de hoje. Esqueça. Compre uma fraldinha para servir no jantar.
A carne de lagarto tem pouca gordura entremeada. Ou seja, é seca, como o lombo de porco. A Rita Lobo tem uma técnica de colocar o lombo de porco numa espécie de soro (água, sal e açúcar) para umedecer a carne. Essa técnica foi transferida para a carne de lagarto.
Coloque a carne dentro de um saco plástico e coloque ambos em uma tigela funda. Encha de água até cobrir toda a carne. Acrescente uma colher de sopa de sal e duas colheres de sopa de açúcar. Leve à geladeira e deixe “marinar” por, no mínimo, 24 horas. Pronto. Agora é só seguir a receita.