Esta receita de torta de abobrinha é perfeita, porque você pode incrementar o recheio com outras coisas além da abobrinha. Frango, carne moída, salsicha, o que sua criatividade mandar. Aí vira uma excelente opção de refeição completa, principalmente para crianças que normalmente rejeitam legumes.
INGREDIENTES
3 abobrinhas cortadas em cubos (pequenos)
2 cebolas descascadas e picadas em cubos pequenos
4 dentes de alho amassadinhos
3 tomates maduros bem picadinhos e sem sementes
2 ovos inteiros
½ xícara (chá) de leite desnatado
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de sal
1 colher (sopa) de orégano
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de farinha de rosca
2 colheres (sopa) de queijo ralado
½ maço de cebolinhas ou tempero verde
MODO DE PREPARO
Em uma tigela junte a abobrinha, a cebola, o alho e o tomate. Acrescente os ovos, o leite desnatado, a farinha de trigo, a salsinha e cebolinha, tempere com o sal, o orégano e, por último, o fermento em pó. Misture bem todos os ingredientes (não é necessário bater). Unte um refratário de tamanho médio com creme vegetal light e farinha de rosca. Coloque a massa no refratário e polvilhe com farinha de rosca e a seguir com queijo ralado. Leve para assar em forno pré-aquecido em temperatura baixa (180ºC) por aproximadamente 40 minutos. Sirva fria para o lanche ou quente em refeição leve com folhas verdes.
FONTE: http://www.cybercook.com.br
Dica da Semana
A abobrinha é um legume rico em fósforo, cálcio, ferro, vitamina A, vitaminas do complexo B e fibras. Existem dois tipos de abobrinha: a italiana e a brasileira. A abobrinha italiana é reta, enquanto a brasileira tem a parte debaixo maior, tem curvas.
Ao escolher a abobrinha, você deve observar se o vegetal está firme, sem partes escuras, amolecidas ou machucadas. A abobrinha também deve estar com a casca brilhando. Caso compre a abobrinha picada e embalada, observe a validade e se há formação de um líquido amarelado no fundo da embalagem, pois isso indica que o alimento está entrando em processo de deterioração. Sugiro que a compre inteira, in natura, pois depois de manipulada, pode haver a perda de alguns nutrientes. Portanto, o ideal é cortar na hora do preparo do prato. E sempre que possível, mantenha a casca do legume, por conter bastantes nutrientes, em especial, as fibras. A safra da abobrinha italiana vai de julho a dezembro, e a da brasileira vai de setembro a janeiro.