O suflê é um delicioso acompanhamento, de textura macia, agradável muito semelhante a um purê, porém ligeiramente mais firme.
SUFLÊ DE CENOURA GRATINADO
INGREDIENTES
4 cenouras descascadas e em pedaços
3 ovos (separe gemas e claras)
1 cebola média ralada
1 colher de sopa de margarina
1 xícara de leite
2 colheres de sopa de farinha de trigo
100g queijo parmesão ralado
MODO DE PREPARO
Cozinhe as cenouras, amasse-as (ou faça um purê no processador) e deixe esfriando.
Em uma panela frite a cebola ralada na margarina, adicione a farinha dissolvida no leite, as 3 gemas e misture bem até engrossar e desligue o fogo.
Misture o queijo e a cenoura amassada nesse creme e reserve.
Bata claras em neve (leia a dica abaixo).
Adicione as claras em neve na mistura da panela cuidadosamente.
Transfira a mistura para o refratário untado com manteiga a ser levado ao forno e cubra com um pouco mais de queijo.
Leve ao forno para gratinar o queijo enquanto o ovo irá também firmar e deixar a mistura mais firme (aproximadamente 30 min).
FONTE: http://www.legarb.com.br
DICA DA SEMANA
Massa aerada, fofinha e aromática, coberta por uma crosta crocante. É a descrição perfeita de um suflê recém-saído do forno. Às vezes, dá certo. Outras não. Confira alguns truques para o preparo de um suflê saboroso e consistente: Bata bem as claras em neve na batedeira. O resultado deve ser uma espuma de claras com bolhas de ar minúsculas. Quanto menores as bolhas, mais firme será a mistura e mais resistente à temperatura do forno. Uma pitada de sal ajuda a estabilizar a consistência. Ao adicionar as claras batidas à base, use uma escumadeira, é o utensílio mais apropriado para não quebrar a leveza da mistura. A massa deve ser colocada cuidadosamente nas fôrmas com uma colher ou uma concha, para evitar que as bolhas de ar se desfaçam. Encha apenas dois terços, para que não transbordem. Asse os suflês assim que as claras forem incorporadas à base. Coloque os suflês imediatamente no forno pré-aquecido, em potência máxima (220º C). Não mexa nos suflês enquanto assam. A queda de temperatura quando se abre a porta do forno é suficiente para afetar a receita. Com o calor, o ar contido nas bolhas da clara em neve se expande e, consequentemente, faz crescer o volume da massa. Retire quando os suflês estiverem dourados e crescidos. Para verificar o ponto do suflê, coloque delicadamente um palito na lateral. Assim como fazemos com bolos, o palito deve sair seco. Sirva o suflê imediatamente. (FONTE: http://receitas.ig.com.br)