Tenho alguns amigos que são vegetarianos e outros veganos. Foi pensando neles, que eu resolvi trazer essa receita. Este é um excelente prato principal para uma refeição completa, em uma ocasião especial ou festa de família. A todos meus leitores, desejo um Natal iluminado cheio de amor, paz, alegria e felicidade. A receita é do livro Tofu Mágico! de Ana Maria Curcelli.
Tofu grelhado com vegetais
INGREDIENTES
4 batatas descascadas
2 fatias de tofu firme com 2 ou 3 cm de espessura
1 cebola pequena fatiada
1 tomate fatiado
4 fatias finas de pimentão amarelo
2 fatias finas de pimentão vermelho
2 fatias finas de pimentão verde
6 azeitonas pretas cortadas ao meio
3 colheres (sopa) de salsinha fresca picada
4 colheres (sopa) de azeite ou óleo vegetal para grelhar
Sal e pimenta-do-reino a gosto
MODO DE PREPARO
Cozinhe as batatas em água fervente com uma pitada de sal. Enquanto isso, corte cada fatia de tofu em 6 pequenos retângulos. Reserve.
Em uma frigideira antiaderente, aqueça o azeite ou o óleo. Abaixe o fogo e adicione o tomate, a cebola e os pimentões. Mexa ocasionalmente para não queimar. Deixe grelhar por cerca de 6 minutos de cada lado. Adicione as azeitonas e a salsinha. Tempere com sal e pimenta e vire os vegetais. Retire da frigideira os que estiverem tenros e dourados. Coloque-os na travessa que irá servir à mesa. Ainda na mesma frigideira, coloque o tofu e tempere com sal e pimenta. Se for necessário, adicione mais azeite ou óleo. Grelhe de ambos os lados até ficar dourado.
Ao fim do processo misture delicadamente todos os ingredientes grelhados com as batatas cozidas, com cuidado para não quebrar. Sirva imediatamente. Sugestão de consumo: com arroz, salada verde e sobremesa.
Dica da semana
Você sabe a diferença ente VEGETARIANO e VEGANO?
Veganismo ou vegetarismo estrito: os adeptos da filosofia têm o objetivo de proteger os animais em diversos aspectos e isso significa mais do que não comer carne de espécie alguma. Os veganos não utilizam nada de origem animal, nem mesmo roupas ou cosméticos que tenham sido testados em bichos.
Vegetarianismo: ao contrário do que se possa imaginar, não significa ingerir exclusivamente vegetais. A origem do nome vem da palavra vegetus, que em latim quer dizer saudável. A dieta exclui qualquer produto alimentício que promova o sofrimento animal. Carnes e derivados não fazem parte do prato vegetariano, que pode, entretanto, conter leite, ovos e laticínios.