Alayde Guimarães Motta – [email protected]
Vocês podem estranhar a receita desta semana, Carne na cachaça. É incrível, mas cozinha-se tanto com vinho, conhaque e outras bebidas, no entanto, quando se fala em colocar cachaça na comida algumas pessoas ainda estranham!
Meu pai colocava um pouco de pinga na massa de pastel para que ficasse mais crocante, técnica, ainda, muito usada hoje em dia. Mas acho que o uso da bebida na cozinha parava por aí. Isso está mudando e até grandes chefs já utilizam a cachaça em seus pratos.
A cachaça pode ser usada para substituir qualquer bebida alcoólica, mas é claro que o resultado final será outro. O indicado é testar a quantidade em cada receita. O sabor da cachaça é marcante e o teor alcoólico alto, por isso tome cuidado, ela não deve sobressair demais. Procure sempre uma boa qualidade para não estragar o prato!
CARNE NA CACHAÇA
INGREDIENTES
2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola média bem picada
3 dentes de alho amassados
1 kg de carne de segunda em cubos (paleta ou acém)
1 xícara (chá) de água fervente
½ xícara (chá) de cachaça
Sal e pimenta a gosto
½ colher (sopa) de colorau ou massa de tomate
2 xícaras (chá) de mini cebolas
Tempero verde picado a gosto
MODO DE PREPARO
Em uma panela de pressão aquecida, doure no óleo a cebola e o alho. Junte a carne, a água, a cachaça, o sal e a pimenta. Misture e ponha o colorau ou massa de tomate. Tampe a panela e leve ao fogo até ferver. Abaixe a chama e cozinhe por 30 minutos. Espere sair a pressão e abra a panela. Verifique se a carne ficou macia. Caso contrário, deixe no fogo por mais alguns minutos. Adicione as mini cebolas e cozinhe por cinco minutos, sem pressão, ou até ficarem cozidas. Passe para uma travessa e polvilhe o tempero verde. Sirva com purê de mandioquinha ou de batata.
DICA DA SEMANA
Para conservar a salsa fresca, lave, deixe secar e corte bem fininha. Depois guarde a salsa num vidro, coberta com óleo.