Estou fazendo meu quadro de esportes no Jornal do Almoço diariamente no Estádio Olímpico que vive seus últimos dias. Impressionante o número de torcedores que vão ao velho Estádio da Azenha para tirar fotos, comprar camisetas, enfim, se despedir, já que o Gre-Nal de domingo será o último jogo antes da mudança para a Arena que será inaugurada no outro sábado, dia 8, no jogo contra o Hamburgo da Alemanha.
Em 58 anos de história o Olímpico foi palco de títulos importantes como dois do Campeonato Brasileiro, quatro da Copa do Brasil, duas Libertadores, e é claro dezenas de campeonato gaúchos conquistados pelo tricolor desde a inauguração em 1954. O Olímpico foi palco também da festa de comemoração do mundial conquistado em 83 no Japão contra o mesmo Hamburgo que estará semana que vem inaugurando a Arena.
É a contagem regressiva do Estádio Olímpico. Um Estádio que analiso todos os dias do Pórtico de entrada, e que está bem cuidado, com boa área de circulação, bem localizado, fácil acesso, mas que será substituído por um dos mais modernos estádios do país e do mundo na semana que vem.
Os melhores
Se formos considerar que a Seleção Brasileira é um time com os melhores jogadores do país, comandada pelo melhor treinador, o melhor preparador físico, enfim, o que tem de melhor no momento no Brasil, podemos nos orgulhar que tivemos nos últimos anos na sequência Dunga, Mano Menezes e agora Felipão, que retorna.
Felipão que já foi campeão do mundo, substitui Mano Menezes para comandar o time brasileiro na Copa do Mundo aqui, ou seja, uma responsabilidade muito grande, a maior das últimas décadas para um técnico de futebol. Jogar num país acostumado a ganhar, considerado o melhor futebol do mundo e onde todos se consideram um pouco “treinador” por conhecer e até praticar o futebol, não é uma tarefa fácil.
Mas pelo que aconteceu nos últimos anos, podemos sem dúvida afirmar que temos uma “fábrica” de treinadores de futebol. Nossos profissionais são respeitados no mundo todo. São sempre lembrados para a Seleção Brasileira e esta sequência agora com Dunga, Mano e Felipão é a prova disso.
Felipão vai ter que “remontar” um time. Acho que Mano Menezes não deixou uma base muito forte. Se conheço Felipão, ele vai trazer jogadores experientes de volta para colocar respeito no time e ganhar credibilidade. Lucio por exemplo. Alguém duvida que ele estará de volta? Ronaldinho Gaúcho, será que não volta? Acho que sim.