Início Colunas Um grande Gre-Nal…

Um grande Gre-Nal…

Agora é Gre-Nal. O Grêmio com gasolina aditivada vai com muita força para o clássico,  possivelmente com time completo já que a dor que sentiu Marcelo Moreno ao marcar o gol da classificação, pela Sul-Americana, não deve ser nada de mais grave.
Está pintando um grande clássico no Beira-Rio e mesmo sendo na casa do Inter, hoje não tem um favorito. O Grêmio anda na frente no Brasileirão, está com time ajustado, os titulares são conhecidos, enquanto que o técnico Fernandão que recebeu vários jogadores de volta tenta ajeitá-los dentro de um esquema que possa utilizar os 11 melhores, sendo que só 3 podem ser estrangeiros. Missão difícil. Mas será um grande Gre-Nal.

O Gre-Nal deste domingo no estádio Beira-Rio vai ter um duelo de técnicos completamente diferentes. Dois estilos, duas maneiras de pensar, duas carreiras totalmente opostas.
Fernandão, um ex-jogador que parou de jogar não faz muito tempo, está tentando encontrar o seu caminho no vestiário como comandante, apesar de já ter sido um comandante dos jogadores nos tempos de capitão,  mas dentro de campo, e sem poder de decisão, o que é completamente diferente.
Agora no começo de carreira, ainda bem “boleirão”, fica de abrigo na beira do gramado, grita muito, tenta encontrar o seu estilo. Fora de campo com um grande elenco a disposição, já começa a passar trabalho para escolher os onze que serão dos titulares. E de ídolo que foi, já começa a conviver com as primeiras críticas, principalmente quando usou 3 zagueiros para não tirar Bolívar e Índio. Vai precisar ter convicção.
Vanderlei Luxemburgo é totalmente o oposto. Dono de uma carreira com vários títulos, fala como ninguém no Brasil nas entrevistas, é rápido nas respostas, roupa impecável na beira do gramado, já tem o seu estilo de trabalho conhecido. Tem o respeito da direção e a admiração de uma torcida tricolor ansiosa por títulos, se possível ainda nesta última temporada de Olímpico.
Fernandão e Vanderlei Luxemburgo, dois técnicos, dois estilos, um dos duelos para o Gre-Nal de domingo às 16h no Beira-Rio. Quem vai levar a melhor? Só ao final do jogo, claro, vamos saber.

Quando tudo parecia perdido para o Grêmio e estava pintando uma nova eliminação na Copa Sul-Americana, aos 44 minutos do segundo tempo, Marcelo Moreno desvia a bola num chute de Souza, ela vai para a rede e o Grêmio que perdia por 3 x 1 se classifica para as oitavas de final da competição.
Luxemburgo está devolvendo ao time aquilo que sempre respeitou e admirou quando adversário: a bravura. O Grêmio não se entregou em momento algum do jogo e foi nos minutos finais quando poucos ainda acreditavam, que veio a classificação. Cobreloa do Chile ou Barcelona do Equador não me parecem adversário de por medo nas oitavas de final. E vitória como a de quarta é vitória com cara de título.