Estive no Rio de Janeiro durante toda a quarta-feira. Participei durante o dia do Footcom, um evento que reúne como palestrantes os principais técnicos do Brasil… Inclusive o da seleção brasileira, Mano Menezes. Aliás, fiz uma entrevista com o Mano que vai ao ar no Globo Esporte desta sexta e outra para o RBS Esporte que vai ao ar amanhã de manhã. Simples, falando de Santa Cruz, sobre a vida em si no Rio, São Paulo e por onde passa. É um treinador moderno, centrado, e de sucesso. Fez questão de dizer que mora em Santa Cruz, que continua assando churrasco, que veraneia em Capão da Canoa, mesmo morando no Rio. E me chamou de Tataio o tempo todo. Confirma o que eu sabia, um cara simples e competente, tem sucesso garantido.
Trabalho ainda nesta sexta-feira e depois saio de férias até 10 de janeiro. Volto ao trabalho dias antes do Gauchão, e na primeira rodada narro nos Eucaliptos Avenida x Internacional. O Inter a alguns dias do primeiro jogo da pré-Libertadores, vai certamente usar a partida contra o “verdoengo” para testar o time. Voltando às férias, ainda tenho algumas viagens profissionais na primeira semana de férias, mas depois vou cuidar de mim e da minha família na praia. Neste domingo, 11 de dezembro, completo 51 anos. Parece que ontem eu tinha 18, 20, enfim. Entrei na RBS em Santa Cruz aos 28, e aqui estou… Falando em aniversário, a gente lembra de umas passagens da vida, não sei por quê. Num aniversário meu, não sei quantos anos, talvez fazendo 12 ou 13, minha mãe que trabalhava na Exatoria Estadual, de presente, me levou numa lancheria famosa, que tinha na esquina da Marechal Floriano com Borges de Medeiros. Comemos juntos uma taça de moranguinho com chantilly. Eu era apaixonado. Estava muito calor, foi maravilhoso. Presente simples, uma taça de sobremesa, mas lembro até hoje.
Conversei com o Caio Jr,. demoradamente no Rio de Janeiro, está cheio de planos para o Grêmio. Sabe que a motivação que ele está de voltar ao clube não vai resolver para o time voltar a ganhar títulos. Precisa de time. Já tem o Kléber… Mas só o Kléber? Douglas quer sair, e eu acho que já vai tarde, mostrou isso nas últimas rodadas, gordo e sem interesse. O Grêmio precisa de bons zagueiros, meias rápidos e pelo menos um companheiro para Kléber no ataque. Caio Jr. está consciente disso. Então, com o Inter na Libertadores, o Grêmio com a Arena e prometendo bom time, acho que teremos um bom ano no futebol gaúcho. Vamos rezar…