Alguns dos grandes nomes da música nativista gaúcha, como Marco Aurélio Vasconcelos, Jorge Freitas, Jader Duarte, Nilton Ferreira, Raineri Spohr, Juliano Moreno, Robledo Martins, Clênio Bibiano, Rodrigo Duarte, Antonio Carlos Soares, Jean Kirchoff e Adams Cézar integram o projeto Conterrâneos, que está lançando o seu primeiro CD pelo selo Luna Soluções Culturais em parceria com o Núcleo Cachoeirense de Compositores Nativistas (NCCN) e Canto dos Galos.
Como o título diz, a coletânea reúne 16 obras de autores nascidos ou residentes em Cachoeira do Sul. Mais do que autores, são amigos que organizaram o Núcleo de Compositores e promovem um festival-laboratório no município, e têm obras registradas em diversos festivais nativistas ou em Cds de artistas gaúchos. O trabalho traz o registro autoral de João Rafael Teixeira Chiappetta, Mateus Neves da Fontoura, Ezequiel da Rosa, Felipe Radünz, Rodrigo Duarte, Marcelo Paz Carvalho, Carlos Gilberto Machado e Cleiton Evandro dos Santos, letristas e melodistas – ou ambos – nascidos ou radicados na “Princesa do Jacuí”.
“Todos nós temos uma relação muito próxima com a Vigília do Canto Gaúcho, que nos inspirou e abriu as primeiras oportunidades de competir no seu palco. Mas, acima disso, há laços de amizade. Criamos um Núcleo Cachoeirense de Compositores Nativistas para não deixar a Vigília morrer, quando houve o risco de o festival não mais ser realizado, e dali surgiram diversos projetos culturais. O Canto dos Galos é um deles, e a Coletânea Conterrâneos é outro. Ainda há mais por vir”, revela Cleiton Evandro dos Santos, secretário-geral do NCCN.
Segundo ele, a participação coletiva diluiu os custos e favoreceu a distribuição. Foram 2 mil Cds comercializados, o que é uma tiragem expressiva para uma obra independente. E já está em gestação o número dois da coleção. O Cd vem com um encarte no qual cada autor é apresentado, constam as letras das músicas e a ficha técnica de cada gravação com o nome dos músicos participantes. “Não foi um trabalho simples. Exigiu tempo, paciência e zelo. Mas, o resultado final nos satisfaz plenamente”, analisa.
Carlos Gilberto Machado, diretor da Luna Soluções Culturais, também considera o resultado satisfatório. “Foi um meio muito interessante de viabilizar o registro destas obras. Os custos foram divididos por cotas e hoje a obra vem sendo divulgada amplamente. E está servindo de inspiração para outros projetos”, explica.