O fotógrafo Edu Rickes traz a Santa Cruz do Sul a Exposição de Fotografias “O Pampa em luz e poesia”. A exposição é aberta ao público faz parte da programação dos Festejos Farroupilhas na UNISC e a abertura oficial é na terça-feira, dia 17, às 18h no Centro de Convivências da Universidade.
“O Pampa em luz e poesia” é uma realização da Edu Rickes Produções Fotográficas em parceria com o poeta gaúcho Lisandro Amaral. O corpo da mostra está composto por 16 imagens de 0,40m x 1m, expostas em placas rígidas de PVC.
projeto pretende mostrar a arte de Edu Rickes, que faz esta, segundo seus sentimentos, suas vontades, seu conhecimento, suas ideias, sua criatividade e sua imaginação, o que deixa claro quando analisamos suas fotos. Elas representam uma forma de interpretar a vida.
Somada à linguagem fotográfica, está a poesia de Lisandro Amaral, consagrado cantor e poeta gaúcho, cujas letras falam muito da vida sobre estes “campos planos” que caracterizam o Bioma Pampa.
O objetivo principal do projeto é difundir a cultura do Rio Grande do Sul, mais especificamente a cultura do homem rural, através da exposição de fotos mescladas a textos que interajam de forma poética à cena fotográfica e/ou seus elementos de composição. Indiretamente, a mostra destas cenas e detalhes tão próprios de nosso Pampa, busca incentivar o olhar crítico e atento do visitante para pequenas belezas que muitas vezes passam despercebidas aos seus olhos.
A exposição foi inaugurada em 2012 e o objetivo dos idealizadores é levar o trabalho ao maior número de cidades gaúchas possíveis, para depois, atender aos pedidos já existentes de exposição em galerias do PR e SP.
Maiores detalhes podem ser obtidos pelo e-mail [email protected].
Realizada triagem da Vigília do Canto Gaúcho
A triagem da 23ª edição da Vigília aconteceu nos dias 10 e 11 de setembro. O festival está previsto para os dias 25 e 26 de outubro e será realizado no CTG Tropeiros da Lealdade, em Cachoeira do Sul.
O festival será dividido em duas linhas, Manifestação Riograndense e Campeira. Foram 616 músicas inscritas, número recorde na Vigília. A Linha campeira teve 323 músicas inscritas e a nova categoria, a manifestação rio-grandense, registrou 293 composições. A ajuda de custo passou de R$ 1 mil do ano passado, para R$ 3 mil este ano. Uma decisão tomada pela comissão organizado, que se tornou mais um diferencial nesta edição. Não será pago prêmio em dinheiro para os vencedores e assim as 14 músicas classificadas receberão uma maior ajuda de custo.
O festival é uma promoção da Associação Cachoeirense de Amigos da Cultura- AMICUS, com apoio da Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul, Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Departamento de Eventos.
O corpo de jurados da Linha Campeira é composto por Jean Kirchoff, Rafael Teixeira Chiapetta e Carlos Madruga. Já a Linha de Manifestação Riograndense é formada por Wilson Paim, Vaine Darde e Dante Ramon Ledesma.