Aconteceu no último final de semana a 9ª edição da Galponeira na cidade de Bagé. A grande vencedora foi a composição “Um campeiro sem cavalo” com letra de Martim César e Música de Alessandro Gonçalves, representou a cidade de Jaguarão e foi interpretada por Ângelo Franco, que também recebeu o troféu de melhor intérprete do festival. A Galponeira dos 200 anos de Bagé retornou ao Largo do Centro Administrativo, no centro da cidade. Nem o frio espantou o público que lotou a praça nas três noites do evento.
O corpo de jurados formado por Diogo Madruga Duarte, Jaime Brum Carlos, Severino Rudes Moreira, Tiago Correia e Zulmar Benitez tive a difícil missão de escolher, entre as 18 composições apresentadas, as grandes vencedoras. Em segundo lugar ficou a composição “De tua ausência” com letra de Caine Garcia e Música de Cassiano Mendes, representou a cidade de Bagé e foi interpretada por Cassiano Mendes. “Ginete” com letra de Hermes Régis Lopes e música de Érlon Péricles, representando Caxias do Sul e Porto Alegre, interpretada por Juliano Moreno e Daniel Cavalheiro ficou com o terceiro lugar.
A “FOME” foi o tema da grande campeã da Coruja da Canção de Capão da Canoa
“O mundo se transfigura… se a fome acender as velas!” – A composição “A FOME” com letra de Mario Amaral e Músida de Carlos Catype interpretada por Jean Kirchoff, trouxe ao palco da 2ª Coruja da Canção o tema “Fome” e foi a grande vencedora. Com sua belíssima apresentação Kirchoff recebeu ainda o prêmio de melhor intérprete. O 2º lugar foi para “SÃO BENEDITO” com letra de Paulinho Dicasa e o e a composição com letra de Vaine Darte e música de Loreno Santos “ROMANCE DE FOLHETIM” ficou com o 3º lugar. O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal de Capão da Canoa com o apoio do Ministério da Cultura.
1º Canto de Luz de Ijuí é neste final de semana
Neste final de semana, de 26 a 29, Ijuí será sede da 1ª edição do festival Canto de Luz. O festival acontece no parque de exposições Wanderlei Augustinho Burmann, durante a 5 FENNI – Feira de Negócios da Indústria de Ijuí, e tem apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Coordenadoria de Turismo, ACI. O festival tem o financiamento da Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul e patrocínio Departamento Municipal de Energia de Ijuí – DEMEI. O planejamento cultural é da D. Marin Planejamento Cultural e Esportivo.
Foram 725 músicas inscritas na triagem, tendo sido classificadas 10 para participarem da Fase Local e 18 para participarem da Fase Geral.
Festivais com INSCRIÇÕES ABERTAS
– 22ª Tafona da Canção Nativa, em Osório/RS. Inscrições até 30 de abril de 2012. As inscrições também poderão ser feitas através do e-mail: [email protected]
– 6º Rio Grande Canta o Cooperativismo. Inscrições até 08 de maio de 2012.
– 2º Vozes do Jacuí, em São Jerônimo. Inscrições até 14 de maio de 2012.
Regulamentos e fichas de inscrições disponíveis em nossa “AGENDA DE FESTIVAIS” www.bahstidores.blogspot.com