O futebol mineiro, em 2011, esteve perto do rebaixamento. Tanto o Cruzeiro como o Atlético fizeram campanhas pífias, para não dizer horrorosas. Isto se deve a não poder jogar próximo de suas torcidas na capital Belo Horizonte. Tiveram que mandar seus jogos em Sete Lagoas. Nem sempre o torcedor pôde acompanhar, sem falar nos prejuízos financeiros, mais o desgaste com deslocamento.
Com a reinauguração do Mineirão, estádio da Copa do Mundo onde o Cruzeiro manda seus jogos, e também o estádio Raimundo Sampaio, mais conhecido por Independência, onde o Atlético manda seus jogos, o futebol mineiro é o grande destaque. No Brasileirão e na Libertadores. Isto se dá pela força de suas torcidas e, evidentemente, pelos belos estádios recém inaugurados na capital mineira.
O Atlético vem demonstrando ser uma equipe que, apesar dos desfalques, se arregimenta e se recompõe mesmo sentido a falta do seu craque maior. Ronaldinho Gaúcho se recupera de uma lesão. Mesmo com a venda de Bernard, o time vem fazendo uma boa campanha no Brasileirão, mas com foco no Mundial de Clubes no Marrocos sob a batuta do Cuca. Treinador destaque de 2013.
O Cruzeiro, que já foi referência no futebol mundial com aquele timaço de Tostão, Piazza e Dirceu Lopes, retoma a sua trajetória de vitórias e faz a sua maior participação dos pontos corridos no Brasileirão. Seu desempenho encanta a todos que gostam de futebol, taticamente perfeito, disciplinado e determinado. Nada poderá tirar o título, nem mesmo um terremoto ou eclipse solar. O Cruzeiro será o grande campeão de 2013.
EXPRESSÕES LATINAS: “Animus” – Vontade, intenção, desejo. Para o Direito Civil, consiste no elemento subjetivo do ato jurídico; no Direito Criminal, sua importância é relevante na caracterização do ilícito penal.
Dicas para ser um vencedor: “Erradamente julgamos que o mal vem de fora, mas nós é que o formamos, com a nossa própria mente negativa”. (Irmãos B. Ribeiro)