Uma homenagem ao jornalista Mario Filho, o nosso conhecidíssimo Maracanã é absolutamente nosso. Localizado na zona norte do Rio de Janeiro próximo ao bairro São Cristóvão, tem uma vista para a ponte Rio-Niterói. Um dos mais belos cartões postais brasileiros, templo sagrado do futebol, foi reinaugurado. Mais moderno, confortável, com acesso a todos, uma obra-prima da construção civil. Nosso reconhecimento aos arquitetos que projetaram a obra, engenheiros civis, elétricos e hidráulicos envolvidos nesta que já é uma das maravilhas dos estádios de futebol do mundo.
Lembro com saudade do tempo em que morei na Cidade Maravilhosa e quantas vezes assisti no Maraca, Botafogo x Fluminense, e tantos outros jogos que faziam o grande estádio tremer de tantas emoções. Mas, como um bom gremista, não deixava de ver o tricolor gaúcho quando se apresentava no tapete verde. Um jogo inesquecível foi de Flamengo x Grêmio. Infelizmente, não saímos vencedores. O Flamengo de Zico vence com um espetacular gol do Carpegiani, gaúcho multicampeão, que depois passa a ser treinador e se torna campeão do mundo pelo Flamengo de Júnior, Adílio, Zico e Andrade.
Na reabertura do Maracanã, jogo festivo, que serviu de preparação para a Copa das Confederações. O Brasil de Felipão melhora, mas não convence, teve um bom primeiro tempo apenas. Neymar esteve bem, mas deve uma grande apresentação como as que tinha no Santos. Resta à seleção um melhor entrosamento no amistoso, antes do início da competição, contra a França. Servirá como avaliação do que poderá produzir nas quatro linhas.
Os estádios para a Copa das Confederações estão prontos, e que estádios! De primeiríssimo mundo, de não perder nada para os da Europa e da África do Sul, local da última Copa do Mundo. O problema ainda é no seu entorno que certamente será sanado até o início das competições. Estamos entrando em outro patamar da história, o nosso futebol merece. O Brasil tem o tamanho de um continente. Receber Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas será um grande desafio. Mas precisamos confiar em nossa gente que é competente e determinada. Nossa estima está em alta, com os brasileiros não há quem possa. A Copa do Mundo será nossa.
Direito Romano: “justo é o que está em harmonia com o ‘IUS’. E ‘JUSTITIA’ é a vontade constante e perpétua de dar a cada um o que é seu”.
“A verdadeira riqueza consiste de amor e sabedoria que beneficiem os outros”. (“Dicas para ser um vencedor” – Irmãos B. Ribeiro)