Início Colunas Campeões estaduais!

Campeões estaduais!

Com o término dos campeonatos estaduais, e seus respectivos campeões, devemos evidenciar a campanha do Botafogo carioca, cujo maior destaque como craque do campeonato foi o holandês Seedorf. Teve ainda o melhor treinador, o consagrado Osvaldo de Oliveira, e a revelação do certame, o Vitinho. Na seleção do campeonato, sete foram os escolhidos: Jefferson, goleiro; lateral Lucas; zagueiro Dória; volante Gabriel, os meias Seedorf e Lodeiro; e o nosso grande campeão, zagueiro nº 1, o General Bolívar, filho da Santinha. Parabéns à família Guedes.

Outro grande destaque e campeão, depois de levar uma grande garfada na Libertadores, foi o Corinthians Paulista. Mesmo desclassificado na competição continental, vence na Vila Belmiro o Santos de Neymar e Cia. O que mais surpreendeu foi o reconhecimento da sua torcida. Continuou incentivando o seu time, e o seu valorizado treinador, o gaúcho Tite, mostrou que tem um grande time e poderá surpreender no Brasileirão – que certamente será um grande campeonato devido ao nível técnico dos clubes.

A nossa maior esperança na Libertadores, respeitando o Fluminense, é o Atlético-MG. Vem demonstrando um time bem orientado pelo treinador Cuca. Imbatível em casa e torna-se campeão mineiro em pleno Mineirão. Acreditou e apostou na recuperação de Ronaldinho Gaúcho, repatriou o jogador consagrado Diego Tardelli. Reabilitou o goleador destaque na campanha 2013 – o centroavante, contestado, a grande referência Jô. Entre outros destaques são o zagueiro Réver (ex-Grêmio), mais  o jovem revelação convocado para a Copa das Confederações, Bernard. Certamente será outro favorito no Brasileirão.

O Grêmio priorizou a Libertadores, mas foi desclassificado no torneio. Perdeu o Gaúcho e só resta o Brasileiro e a Copa do Brasil. Com um plantel milionário e o seu treinador Luxa, precisa provar que não está na descendente, pois nos últimos anos não ganhou nada. Já o seu principal rival, o Inter, levou a sério e ganha o Gaúcho. Apostou no treinador, o Dunga, que conquistou seu primeiro título como treinador de clube. O clube pretende contratar reforços para o Brasileiro que começa neste final da semana.

EXPRESSÕES LATINAS: “Vis major cui resist non potest” – Tal expressão indicava no Direito Romano, o complexo de circunstâncias estranhas à vontade do devedor de cumprir sua obrigação, às quais este não conseguiria opor resistência. Indicaria, hoje, a força maior.

“A cortesia”: “A autêntica cortesia é reflexo da atenção que temos à pessoa humana. É o que muitos que atravessam essa curta existência poderiam fazer, em vez de ficar ferindo-se mutuamente; mais ainda, que o façam de tal modo que todos passem a considerar a cortesia como um sinal da dignidade humana.” (Romano Guardini – “Mensagens para o Dia-A-Dia Vitaminas de Sabedoria”)