Início Colunas Amizade/Cumplicidade!

Amizade/Cumplicidade!

As amizades verdadeiras são vias de mão dupla, não podemos apenas querer apoio quando entendemos as nossas necessidades. Necessário visualizarmos a dos outros. São Francisco de Assis, em sua oração, diz que perdoando que se é perdoado, mas também é dando que se recebe cumplicidade, fidelidade. A confiança é sempre muito bem-vinda. Mas não a ilicitude, corrupção e os lobbys nacionais, dos formadores de opinião, dessa tão conturbada opinião de alguns brasileiros. Basta não concordar que disparam inverdades como verdades absolutas. Corporativismo de classe querendo sempre mais poder.

Transparência e fiscalização de todos os poderes constituídos, não é apenas uma necessidade, mas uma exigência de todos os brasileiros. É o dever principalmente dos poderes constituídos de uma nação democrática. Se todo o poder emana do povo, este é que quer fiscalizar e ser fiscalizado. Para nós, os brasileiros, a democracia é um sistema recente depois do golpe de 64. Estamos aperfeiçoando o processo e infelizmente existem desvios de conduta que foram identificados e punidos ou estão respondendo, civil e penalmente por seus delitos.

Preconceito e discriminação impedem as oportunidades de mostrar a capacidade dos homens. Os grupos de conservadores não reconhecem, torcem contra, não aceitam que perderam os privilégios dos seus grupos, mesmo que 80% da população brasileira aprovem a forma de governar. Mesmo assim continuam desmoralizando e desmerecendo o quanto a nação agradece. Tudo isso em nome de um preconceito de que um cidadão do povo não possa assumir o poder. Já se passaram 49 anos pós 64, o Brasil cresceu e alcançou patamar de país em grande desenvolvimento.

Não tenho dúvida que precisamos aperfeiçoar nossas instituições, sistemas de governar, aprimorar nossa consciência de justiça e uma melhor distribuição de oportunidade, renda e educação para todos. Estamos no caminho certo, é necessário evidenciar que melhorou muito a qualidade de vida dos brasileiros, mas também reconhecer que há muito a ser feito e a ser corrigido. Pensemos nisso.

EXPRESSÕES LATINAS – “Novatio criminis” – Circunstância de uma lei que tipifica como crime conduta que, na vigência da lei anterior, não era ilícita. Em tal caso, a lei nova não retroage, pois não há crime sem lei anterior que o defina. (CP. art.1º)

“O otimista tem uma personalidade atraente; é ativo, afetuoso, cordial, alegre, produtivo; tem espírito fraterno, coração generoso; é inabalável e de caráter nobre”. (“Dicas para ser um vencedor” – Irmãos B. Ribeiro)