Início Colunas Grandes temas!

Grandes temas!

Muito já se falou que certos programas de televisão mostram o lixo dos enlatados. Ou certos programas de apelação buscando audiência a qualquer custo. Mas o foco parece que está mudando – ou as empresas de telecomunicação evoluem ou perderão audiência e, consequentemente, anunciantes.

A televisão aborda em horário nobre um dos problemas que mais preocupam a população brasileira. Essa situação já amplamente divulgada mostra quadrilhas que aliciam meninas, muitas vezes lindas, com falsas promessas, lucro fácil, carreira de modelo e com grandes contratos. Mas, na verdade, por trás está a prostituição, mas o que mais nos surpreende é a audácia dos falsos agentes que cometem estes crimes, o de escravizar as mulheres. Viciando-as, não dando opção de volta para o país de origem, numa vida de miséria e de maus tratos.

Abordo outro tema de grande preocupação na sociedade. É o tráfico de crianças recém nascidas. Parece surreal, que é impossível de acontecer, mas é só ver nas estatísticas o que ocorre. Há casos de mães que efetivamente vendem os filhos não desejados por falta de totais condições e principalmente por desvio de conduta. Mau caráter, visando obter numerário para sobreviver em descompasso com a sociedade.

Outro tema que aterroriza a nossa população é a venda de órgãos, não só no Brasil como no exterior. Pessoas sendo mutiladas sem conhecimento e consentimento da vítima e da família. Este comércio invisível existe, mas muito difícil de provar. Necessitamos estar atentos a esta atrocidade. O que é elogiável é a doação de órgãos que está prevista no ordenamento jurídico, com o devido cadastramento de quem necessita de transplante. Salvar vidas é divino, merece o nosso reconhecimento.

Nosso compromisso como sociedade é denunciar, às autoridades competentes e constituídas, o que passa a ser a maior vergonha da raça humana. Não podemos mais conviver com a impunidade em relação a essa barbárie invisível em nosso país.

“Levante-se com suas próprias forças. Quanto mais você falar em fraquezas, mais fraco se tornará”. (“Dicas para ser um vencedor” – Irmãos B. Ribeiro)

EXPRESSÕES LATINAS – “Animus” – “Vontade, intenção, desejo”. “Para o Direito Civil, consiste no elemento subjetivo do ato jurídico; no Direito Criminal, sua importância é relevante na caracterização do ilícito penal”.