Taí uma iniciativa que pode dar certo. Nosso reconhecimento aos organizadores envolvidos nesse projeto. Que se faça isso todos os anos capitaneado pelo Executivo Municipal e pelas respectivas secretarias. Não só sub-12, mas também o sub-14, 16 e 18. Com isso, valorizarão os nossos jovens a saírem das ruas com a prática de futebol, descobrindo e incentivando novos talentos.
O futebol não resistirá se não houver definitivamente o incentivo e valorização das categorias de base. Quem sabe não seria a hora de Santa Cruz, através do Poder Executivo, chamar para si a responsabilidade da criação de uma fundação, com o propósito de oportunizar aos jovens jogadores de nossa região um crescimento profissional como atletas de futebol.
Passam anos e nós não reconhecemos nenhum jovem talento de nossa cidade sendo aproveitado pela nossa dupla Ave-Cruz. Tanto o Avenida como o Santa Cruz, devido ao campeonato ser curto, não arriscam com os nossos jovens. Preferem contratar jogadores mais rodados que não têm nenhuma identificação com nossa cidade. E nem sempre, ou quase nunca dá certo. Precisamos rever este conceito e incentivemos a formação de jogadores na base. Ou viveremos a penúria de um futebol medíocre sem responsabilidade, com os apaixonados pelo esporte que gostariam de ver nossa prata-da-casa brilhar nos gramados.
O futebol se torna inflacionado por querermos jogadores já formados. Devemos seguir o exemplo dos grandes como o Santos, respeitando a proporcionalidade. O Peixe tem, a todo ano, formado novas revelações. No centro de treinamento da base, já tem mais 30 futuras promessas na categoria sub-16. Necessariamente poderá não se confirmar, mas, se houver 10% de aproveitamento, o investimento se paga. E todos identificados com o clube. O que traz uma cadeia de torcedores patrocinadores que passam a viver a realidade dos times de futebol. Isto pode ser um grande negócio. A formação tem seu custo, mas, quando revelamos uma grande promessa, o retorno é compensador.
Vamos incentivar esta iniciativa de valorização da base. Pode ser uma grande saída em médio e longo prazo. O nosso torcedor santa-cruzense, apaixonado pelo futebol, merece este que será um grande presente para as comunidades, bairros e associações de Santa Cruz, pela integração que passará a ter.
“GRANDE é a constância adquirida pela persistência em arriscar-se em favor do que mais importa; presença, espírito e ousadia para opinar; acuidade nas relações com o mundo, originalidade e talento para produzir”. (Romano Guardini)