Início Colunas Sambódromo carioca

Sambódromo carioca

Carnaval, o maior espetáculo do universo. A Marquês de Sapucaí é o grande palco deste espetáculo. Com a conclusão da segunda fase da passarela do samba no Rio de Janeiro, que assim é chamada em todos os estados, continua linda, e esta cidade é chamada de maravilhosa, cantada por todos, que inspira os poetas.

O samba que fez o povo delirar ao entrar na passarela foi o da Ilha do Governador com o enredo “Vinicius no Plural, Paixão, Poesia e Carnaval”. Ao assistir a passagem pela avenida, não se via uma só pessoa sem cantar o refrão. “Onde anda você poetinha, saudade mandou te buscar”, emocionou e contagiou o povo de mais de 80 mil pessoas presentes no grande desfile da Ilha.

Outro destaque foi a Vila Isabel com o enredo “A Vila canta o Brasil, celeiro do mundo – Água no feijão”, de Martinho da Vila e  Almir Neto, fala de nossa diversificação agrícola e costumes da roça. “Festa no Arraiá é pra lá de bom, nós somos eu e você, a Vila tem poder, felicidade no amanhecer”.

Uma grande homenagem ao amigo fiel, do cavalo do amanhecer à manga larga, marchador, fez a Beija-Flor de Nilópolis. Na voz do Neguinho, o samba da Beija-Flor com o refrão “Sou manga larga marchador, um vencedor, meu limite é o céu, eu vim brilhar com a Beija-Flor, valente e guerreiro, amigo e fiel”.

A grande inovação da passarela foi a Mocidade de Padre Miguel. Seu samba enredo, “Eu vou de Mocidade com samba, Rock in Rio por um mundo melhor”. Com o refrão “pandeiro e guitarra, swing perfeito, não tem preconceito a nossa união, meu baticumbum é diferente não…. não existe mais quente”.

O carnaval do Rio de Janeiro continua sendo o melhor do planeta, não tem pra ninguém, apesar de o carnaval de São Paulo ter melhorado muito. Entre as cidades que também evoluíram, está certamente o carnaval de Porto Alegre. Merece o nosso reconhecimento. Vamos repensar o Carnaval da Santinha, com devida antecedência, organização e participação do poder público. Pois, sendo a festa mais popular do Brasil, merece a nossa participação. Poderá ser o melhor carnaval de nossa região.

“ARRISCAR PARA VENCER”: “Se não arriscamos nada, jamais conseguiremos algo. O homem que busca a conservação de tudo, o conforto e a segurança, é um ser condenado à esterilidade”. (Alexis Carrel)