Início Colunas Quatro meses de Gauchão

Quatro meses de Gauchão

Infelizmente só é destinado ao Campeonato Gaúcho quatro meses devido aos calendários do Brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores, Sul-Americana. Haverá certamente alguém a dizer que este tempo é dado a todos os participantes da elite do Gauchão, mas convenhamos, os times com orçamento reduzido têm 30 a 45 dias para contratar seus plantéis e comissão técnica, e fazer pré-temporada. É quase um esforço sobrenatural, sem contar com as lesões musculares de início de temporada. A maioria dos jogadores já são conhecidos de diversos clubes gaúchos e outros vindos de diversos estados da federação. Todos profissionais, mas rodados, sem nenhuma identificação com as cidades em que atuam, não formam vínculo. Este campeonato é fadado a acabar com os clubes do interior do estado.

A Federação Gaúcha de Futebol precisa criar uma fórmula para envolver o Gauchão nos dois semestres, onde a participação da dupla Gre-Nal se dará somente nas finais. Termina a competição e não se sabe o nome da maioria dos jogadores, é necessário repensar em categorias de base, formar jogadores que tenham identificação com o clube. Certamente alguém dirá, isso é saudosismo. Mas a fórmula atual vai acabar com os campeonatos estaduais.

A tristeza da torcida do Avenida simplesmente contagiou a todos, não havia um só torcedor sem a expressão do amargo gosto de fel. O estádio praticamente lotado, a torcida do Veranópolis veio com 3 ônibus e uma dúzia de carros particulares, e infelizmente a vitória que manteria o Avenida na elite do Gauchão não veio. Com 45 dias de preparação, sem uma espinha dorsal não se faz um time, haja vista a dupla Gre-Nal. Nem o Inter nem o Grêmio estão prontos para enfrentar o Brasileiro, respeitando a incomparável proporção. O futebol é coisa séria, é um grande negócio, é necessário um maior planejamento. Dirigentes abnegados continuam lutando para manter a história viva dos seus clubes. Vamos revisar a maneira de fazer futebol, um calendário que possibilite uma maior oxigenação para o tão sofrido futebol do interior do Rio Grande do Sul.

“E.C. Avenida, Verás que um filho teu não foge à luta, não te abandonará jamais, junta teus cacos e busca a tua trilha, das vitórias”.
 
EXPRESSÕES LATINAS
“In itinere” – Acidente de trabalho ocorrido no itinerário, no trajeto usualmente feito, pelo empregado, para ir ou voltar do local do emprego.