“É alegria de um povo, é sua consagração, com sua manifestação cultural, seus costumes e suas crenças, resgata parte de sua história, pelo direito à igualdade da chamada liberdade, eu vi nascer a miscigenação, novas ideias, a abolição mais uma vez vencer, a união” – este é o samba enredo dos Acadêmicos do União, que pretende contagiar na avenida com seus carros alegóricos, porta estandarte, suas alas e sua bateria nota dez.
A importância do carnaval, sabidamente, vem da manifestação popular, nasce na periferia dos bairros das grandes cidades, envolve toda comunidade, é um exemplo de amor ao carnaval. Dá um exemplo de cidadania ao verificarmos os projetos sociais desenvolvidos por elas, as escolas de samba. É a preparação, o aprendizado de tocar um instrumento, de disciplina quanto à hierarquia de quem comanda as suas alas, aprendizado na confecção de adereços, desenhos de fantasia, serralheiros, marceneiros, soldadores na confecção de carros alegóricos, este projeto merece nosso reconhecimento.
O que me causa espécie é a intransigência do poder constituído em relação ao horário dos ensaios das escolas de samba, ameaçando inclusive o seu fechamento, se não cumprir sua determinação. Será que está vendo boa vontade e bom senso com as comunidades carentes que têm no carnaval sua maior alegria? E como será na Oktoberfest? Será dado o mesmo tratamento quanto aos horários? Pensemos nisso.
O carnaval, que é uma manifestação cultural, tem se caracterizado nos últimos anos pelo carnaval das escolas de samba. Os tradicionais bailes de salão nos clubes praticamente não existem mais, salvo alguns poucos corajosos que acumulam prejuízos em suas promoções. Os costumes de uma sociedade mudaram e optam por outras atrações com mais liberdade, como praias, principalmente o litoral de Santa Catarina e até nosso litoral norte, no Rio Grande do Sul. O carnaval das escolas de samba, na Santinha, será neste dia 3 de março de 2012. O carnaval fora de época, como tem se caracterizado nos últimos anos no Sul, com o já consagrado carnaval de Uruguaiana, para o orgulho dos uruguaianenses.
“Expressões Latinas”: “Jus corrigendi” – “Direito dos pais de utilizarem meios de correção moderados, em relação aos filhos, no próprio interesse da formação moral destes. Identifica-se com o chamado temor reverencial. CC: art.1.638, I.”.
“O amor é a melhor música da partitura da vida. Sem ela você será um eterno desafinado”.