Início Colunas Socorro, pode faltar água no planeta – I

Socorro, pode faltar água no planeta – I

Água é fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas. A água é provavelmente o único recurso natural que tem a ver com todos os aspectos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos arraigados na sociedade. É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.
Segundo estatísticas, 70% do planeta é constituído de água, sendo que somente 3% são de água doce e, desse total, 98% está de água subterrânea. Isto quer dizer que a maior parte da água disponível e própria para consumo é mínima perto da quantidade total de água existente na nossa Terra. Nas sociedades modernas, a busca do conforto implica necessariamente em um aumento considerável das necessidades diárias de água.
Os recursos hídricos têm profunda importância no desenvolvimento de diversas atividades econômicas. Em relação à produção agrícola, a água pode representar até 90% da composição física das plantas. A falta d’água em períodos de crescimento dos vegetais pode destruir lavouras e até ecossistemas devidamente implantados. Na indústria, para se obter diversos produtos, as quantidades de água necessárias são muitas vezes superiores ao volume produzido.
Observando os dados abaixo, percebemos que precisamos começar a utilizar a água de forma prudente e racional, evitando o desperdício e a poluição, pois: Um sexto da população mundial, mais de um bilhão de pessoas, não têm acesso a água potável; 40% dos habitantes do planeta (2,4 bilhões) não têm acesso a serviços de saneamento básico; Cerca de 6 mil crianças morrem diariamente devido a doenças ligadas à água insalubre e a um saneamento e higiene deficientes.
Segundo a ONU, até 2025, se os atuais padrões de consumo se mantiverem, duas em cada três pessoas no mundo vão sofrer escassez moderada ou grave de água. A água é o constituinte mais característico da Terra. Ingrediente essencial da vida, a água é talvez o recurso mais precioso que a Terra fornece à humanidade. Embora se observe pelos países mundo afora tanta negligência e tanta falta de visão em relação a este recurso, é de se esperar que os seres humanos tenham pela água grande respeito, que procurem manter seus reservatórios naturais e salvaguardar sua pureza.
“De fato, o futuro da espécie humana e de outras espécies pode ficar comprometido a menos que haja uma melhora significativa na administração dos recursos hídricos terrestres”. Este é momento de reflexão. O que podemos fazer contra o desperdício da água? Vamos mobilizar a sociedade como um todo, desde um simples vazamento de uma torneira. Também fazer uma campanha envolvendo engenheiros, arquitetos para que nos seus projetos se reaproveite a água da chuva que desce pelo telhado e se perde. Esta água armazenada em cisternas servirá para esgoto doméstico, lavagem de calçadas, automóveis, irrigação de jardins e muito mais. Pensemos nisso.

“EXPRESSÕES LATINAS” “Jura novit cúria” – Brocardo que significa: “O direito ou a lei é do conhecimento dos juízes”, razão pela qual, mesmo que a parte não invoque expressamente o fundamento legal do pedido, isto é, o artigo de lei que disciplina a matéria, é certo que o magistrado deve aplicar, ao caso, os dispositivos legais correspondentes.

“É para a liberdade que Cristo nos libertou. Permanecei firmes, portanto, e não vos deixeis prender de novo ao jugo da escravidão”.