Início Colunas O que você posta no Facebook pode custar seu emprego

O que você posta no Facebook pode custar seu emprego

Uma enquete perguntou: “O que é mais chato no Facebook?”. Entre as opções, 44,16% dos participantes votaram em pessoas relatando tudo o que fazem durante o dia, 28,57% em convites para participar de jogos e 7,79% em desabafos de pessoas carentes. Mas tem um lado mais “chato” no Facebook: ser descartado da disputa de uma vaga de emprego por publicar algo inapropriado (uma foto em que você aparece bêbado ou de cueca, por exemplo).
As redes sociais estão cada vez mais presentes no cotidiano das empresas e olhar o Facebook para monitorar funcionários e eliminar candidatos inadequados é uma prática crescente entre os empregadores. No domingo, os sites de relacionamento ficam recheados de posts do tipo “Odeio segunda-feira!”, “Pode chorar! Amanhã é segunda!” ou “Segunda-feira, por que você voltou?”. Se você costuma fazer esses tipos de postagens (demonstrando que o primeiro dia da semana é um verdadeiro calvário) ou compartilhar e comentar qualquer “bobagem” em seu perfil, melhor começar a pensar duas vezes se não quiser jogar fora uma chance de emprego.
Cada vez mais as empresas estão verificando as redes sociais para saber mais sobre a vida dos candidatos às vagas. Há recrutadores de olho em tudo o que eles postam nessas páginas. Esses profissionais vasculham a vida dos candidatos e sabem muito mais sobre eles do que eles imaginam.
As empresas de recrutamento utilizam essa ferramenta para verificar se a maneira como o candidato se comporta cabe na cultura da empresa. Por isso, cuidado com as informações que você posta na internet, pois seu perfil online pode ser usado contra você caso encontrem algum conteúdo “preocupante”.
Mas o que um recrutador analisa ao olhar o Facebook do candidato? O modo como a página é organizada, se o perfil tem aspectos negativos e postagens “baixo astral”, se ele costuma entrar em conflito online e o que seus amigos virtuais têm a dizer sobre ele. A ideia é obter informações sobre o comportamento e a personalidade do candidato fora da sala de entrevista.
Portanto, se você já está ou vai entrar no mercado de trabalho, primeiro faça uma pesquisa online de si mesmo para ver se há algo que pode atrapalhar seu futuro profissional e depois seja vigilante, pois o que você posta no Facebook pode aumentar a chance de você ser contratado ou custar sua vaga de emprego. Fica a dica!