Jovens à procura de orientação profissional me perguntam seguidamente como funciona o coaching (profissão nova e ainda sem regulamentação), uma das atividades que mais crescem no Brasil. Coach (profissional que conduz o processo de coaching) é um facilitador que presta serviço a um cliente que deseja alcançar seus objetivos e tem a função de orientá-lo a escolher o melhor caminho e encorajá-lo a extrair o seu melhor, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. A principal característica do coach é gostar de ajudar os outros.
Existem vários tipos de coachs: esportivo, executivo, empresarial, financeiro, de negócios, de carreira, de vida… Porém, apesar de lidar com pessoas, coaching não é terapia. “Não investigamos o passado de nossos clientes. Nosso negócio é pensar à frente e em como sua meta será alcançada”, explica Villela da Matta, presidente da Sociedade Brasileira de Coaching.
No futebol, por exemplo, devido à grande pressão por resultados, os clubes costumam buscar profissionais especializados em coaching esportivo para assessorar os seus atletas a colocar suas emoções em equilíbrio para enfrentar os desafios que a carreira lhes proporciona e fazê-los potencializar condutas positivas e habilidades para alcançar o máximo de seu desempenho.
Ano passado, quando atuei como coach no Caxias durante o Brasileirão da Série C, o clube obteve alguns resultados satisfatórios: o atacante Zambi, que não marcava um gol há seis meses, já no jogo seguinte fez dois contra o Crac/GO (eu ganhei a camisa dele como lembrança). O centroavante Charles Chad, que ainda não havia feito gol no Centenário, marcou contra o Vila Nova/GO e classificou a equipe grená para as quartas de finais.
O lateral Dick, no último treino antes do primeiro jogo do mata-mata contra o Luverdense/MT, saiu de campo arrasado com uma lesão na coxa. Para um atleta, ficar fora de uma partida decisiva pode ser o fim do mundo. É nessa hora que o coach entra em ação: “Dick, quando as coisas não acontecem do jeito que a gente quer, é porque no futuro elas vão acontecer de um jeito melhor do que a gente espera”, disse a ele no vestiário.
Seu talento, somado as palavras de incentivo, renderam frutos: domingo passado, conquistou o primeiro título paulista de sua carreira em cima do Santos no Pacaembu, vestindo a camisa do “pequeno” Ituano. Foi melhor ou não foi?
Portanto, se você é estudante e ainda não decidiu que carreira seguir e tem vocação natural para ajudar as pessoas, talvez o coaching possa ser a profissão certa para você.