Antonio da Conceição Ferreira, você já ouviu falar dele? Provavelmente não. Ele não é nenhum ator, cantor ou jogador de futebol famoso. É somente um cobrador de ônibus na cidade satélite de Sobradinho (DF). Mas você pensa que Antonio se contentou em somente fazer as cobranças das tarifas? Que nada! Ele pegou algo simples e corriqueiro e transformou em algo extraordinariamente incrível. Ele transformou o coletivo que faz a linha 82, para o Núcleo Bandeirante, em uma pequena biblioteca sobre rodas. O projeto, intitulado Cultura no ônibus, se tornou um enorme sucesso.
“Achei que o transporte seria uma opção para incentivar e conscientizar as pessoas de que a leitura é muito importante”, explica Antonio.
A Biblioteca, que funciona dentro do ônibus, é acessível a todos os passageiros amantes da leitura. Basta escolher um título, assinar uma ficha, ler e devolver.
O bacana é que o coletivo, que faz a linha 82, Núcleo Bandeirantes, nunca mais foi o mesmo depois dessa ação. Antonio provou ser um profissional diferenciado, inovador.
Hoje, com o advento da globalização, os profissionais que possuem um comportamento raro estão sendo extremamente disputados. As empresas estão à procura de gente que agregue valor, que maximize resultados e tenha a vontade de vencer, de superar desafios e liberar seu potencial. Essas são qualidades que impulsionam a pessoa ao sucesso. Talvez por isso Salomão fizesse referência à formiga como exemplo de alguém que tem uma postura inovadora e se dedica de corpo e alma ao seu trabalho. E com esse exemplo alertasse àqueles que de alguma forma esperam as coisas acontecerem, mas não são capazes de se levantar e agir:
“Observe a formiga, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem chefe e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento. Até quando você vai ficar deitado? Tirando uma soneca, cochilando um pouco, cruzando um pouco os braços para descansar, a sua pobreza o surpreenderá como um assaltante, e a sua necessidade lhe virá como um homem armado”.
Isso não é conversa para boi dormir, não! Portanto, mesmo que às vezes você se sinta como uma pequena e frágil formiga, se quiser que algo aconteça de forma diferente na sua vida, mexa-se e faça algo diferente, pois uma formiga que se move faz mais que um boi dormindo.