Estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) mostrou que 34% dos jovens entre 15 e 17 anos não concluiu o ensino fundamental e 18% estão fora da sala de aula. Eu e você sabemos que isso acabará gerando problemas lá na frente, quando eles quiserem entrar no mercado de trabalho, já que a falta de estudo é um forte obstáculo para se conseguir um bom emprego.
Mesmo assim, a maioria dos jovens “faz o sinal da cruz” quando se fala em estudar. “A escola é a única droga que não vicia!” é o que dizem. E os pais “se escabelam” ao verem os filhos “empurrando os estudos com a barriga” por saberem que o mercado não prepara os escolhidos, mas escolhe os preparados.
Para influenciá-los a gostar de estudar, eu faço analogia com o preço da picanha: Picanha ao forno com sal grosso, picanha ao alho, picanha ao shoyo, picanha ao vinho, picanha na cerveja, picanha com queijo… Ficou com agua na boca, não é? O problema é que o preço do quilo da picanha no açougue chega a custar cinco vezes o preço do quilo da costela.
Então, caso queira degustar um churrasco de primeira, “saca só” o que o Bill Gates aconselhou ao palestrar em uma escola: Conta-se que ele chegou de helicóptero, tirou um bilhete do bolso, leu em cinco minutos, foi aplaudido por dez minutos, agradeceu e foi embora. O que constava no papel?
1) A vida não é moleza. Ela não é dividida em semestres e você não terá sempre os verões livres.
2) Se você acha seu professor rude, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você.
3) Em algumas escolas você tem quantas chances precisar até acertar. Isto não se parece nada com a vida real. Se pisar na bola… RUA! Faça certo da primeira vez.
4) Trabalhar durante as férias não está abaixo da sua posição social. Seus avós chamam isso de “oportunidade”.
5) Antes de nascer seus pais não eram tão críticos. Eles só ficaram assim por pagar suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles pegam no seu pé! Então, antes de salvar o planeta querendo consertar os erros da geração de seus pais, tente limpar seu próprio quarto primeiro.
6) Seja legal com os CDFs (aqueles que os demais julgam uns babacas). Existe grande probabilidade de você vir a trabalhar para um deles no futuro.
Portanto, caro jovem, se quiser “mandar bem na vida” e comer picanha, não estude para costela e as chances do sucesso ser seu companheiro aumentarão consideravelmente.