Os Vales ainda podem contar com a Ferrosul
Acende-se uma luz no fim dos trilhos com a promessa do presidente da Empresa de Planejamento e Logística – EPL, Bernardo Figueiredo (foto), de reacender o debate sobre o traçado da Ferrovia Norte-Sul nos três estados do Sul. A garantia foi recebida pelo secretário de Infraestrutura e Logística do RS, Beto Albuquerque e também ao secretário catarinense Valdir Cobalchini e paranaense, José Richa Filho na tarde de terça, 28. A estrada entra no pacote nacional de expansão de ferrovias, anunciado por Dilma Rousseff há duas semanas.
Foto: Isto É
Hora H é agora
Beto Albuquerque comemora o anuncio adiantando que, contando com o bom andamento da licitação da empresa que fará os estudos da viabilidade técnica, econômica e ambiental, está poderá ser contratada na segunda quinzena de setembro. Então, no início de outubro tem início o estudo do trecho entre Panorama/SP e Chapecó/SC e também do trajeto entre Chapecó e Rio Grande. O governo quer concluir esse processo em seis meses. E é aí que será definido o traçado final da ferrovia.
Outra hipótese
Os secretários propuseram uma rota que viesse de Cascavel/PR para Chapecó/SC, passasse por Erechim/RS Passo Fundo, Soledade, Lajeado, Santa Cruz do Sul e Rio Grande. Mas outra hipótese foi levantada no encontro com Figueiredo – fazer uma ligação da Norte-Sul com a Região Metropolitana, para interligar a FerroSul a estrada já existente entre São Paulo e Porto Alegre. De uma forma ou outra, está na hora de as lideranças regionais se mobilizarem para incluir o Vale do Rio Pardo na rota.
Dilma, a 3ª mais poderosa
Já não é mais a notícia do momento, mas vale a pena pontuar o prestígio internacional da presidente Dilma Rousseff, listada pela revista americana Forbes como a terceira mulher mais poderosa do mundo. Ela que já ocupou o mesmo posto no ano passado, agora foi mencionada pela forma como lidera o Brasil e pelos índices de aprovação dentro do país. A chanceler alemã, Angela Merkel, continuou comandando a lista nesta edição. A Forbes destacou sua firmeza para preservar a União Europeia e sua influência sobre a crise da dívida da zona do euro. A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, também repetiu o posto de 2011, ficando logo acima de Dilma, em segundo lugar, pela forma como lidou com diversas crises ao longo do último ano. Já a primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, que havia liderado a lista em 2010, agora ficou na sétima posição.
Foto: Divulgação RJ
Aniversário morte de Getúlio Vargas
A Executiva do Partido Democrático Trabalhista, o PDT de Santa Cruz do Sul prestou homenagem (foto), na sexta-feira, 24, aos 58 anos da morte de Getúlio Vargas, colocando coroa de flores junto busto e à carta-testamento de Vargas, na Praça que tem o seu nome. O pai dos pobres, Vargas foi o mais controvertido político brasileiro do século XX. De origem gaúcha, presidiu o Brasil entre os anos de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954. Entre 1937 e 1945 instalou a fase de ditadura, o chamado Estado Novo. Em 1950, voltou ao poder através de eleições democráticas. Teve uma morte tão polêmica quanto sua vida – com um tiro no coração e uma carta-testamento que moveu massas em 24 de agosto de 1954. Sua influência política permanece viva em pelo menos dois partidos atuais: o PDT e o PTB.
Foto: Rolf Steinhaus
Galeria de fotos
Belíssima galeria de fotos dos ex-presidentes da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo, a Amvarp, no hall de entrada do Palacinho da Praça da Bandeira – do prefeito vera-cruzense Nestor Frederico Henn ao prefeito sinimbuense Mário Rabuske. A entidade foi fundada em 13 de maio de 1961.
Foto: Rolf Steinhaus
Credencial de estacionamento
A Câmara de Vereadores de Santa Cruz aprovou na segunda-feira, 27, lei que cria a credencial de estacionamento para pessoas com mais de 60 anos. O documento, com validade de dois anos, deverá ser solicitado na Secretaria de Transportes e Serviços Públicos. Ele habilita quem se enquadra nessa categoria a ocupar vagas especiais sinalizadas no trânsito.
Se alguém ocupar alguma vaga sem a credencial e for flagrado, o condutor sofrerá penalidades. A implementação da regra era reivindicação de entidades representativas dos idosos. Inicialmente, a lei previa o benefício apenas para pessoas com mais de 65 anos, mas, a pedido das entidades, o limite caiu para 60.
Seminário de agroecologia
O Seminário do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor – Capa realizou na quarta-feira, 29, a edição anual de seu seminário sobre agroecologia. O evento aconteceu no Centro Comunitário da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana “Martin Luther em Vera Cruz. A palestra tema: Quem Vai Alimentar o Mundo? Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, Agroecologia e Cooperativismo, com Reflexões e Diálogos a partir de referências bíblicas e do cenário da agricultura mundial e nacional ficou a cargo do pastor Sílvio Meinke. Ele reside na Alemanha, e é autor, entre vários outros, do livro: “Quem Vai Alimentar o Mundo?” baseado em ampla pesquisa sobre o tema no Brasil e de organismos mundiais, conforme explica Sighard Hermany, coordenador do CAPA Santa Cruz.