Início Colunas Nos Bastidores – 99

Nos Bastidores – 99

 

Michel se comprometeu em ajudar

O deputado Sérgio Moraes (PTB) preocupado com a COP5 que acontece em novembro em Seul, na Coreia, além de usar a tribuna para alertar sobre a falta de informação da posição do Governo Federal, mais uma vez se reuniu com o vice-presidente da República Michel Temer e o Ministro Mendes Ribeiro Filho. Sérgio apelou para que Michel intervenha junto ao Ministério do Exterior, para garantir as credenciais, para que os deputados possam usar a palavra na Coréia. E mais uma vez Michel Temer se comprometeu em defender a região fumageira, acionou imediatamente o Ministro Mendes Ribeiro Filho pedindo que agilizasse o debate que o governo federal deve proporcionar com todas as partes envolvidas, para dele tirar uma posição que irá levar à COP 5.
 
Foto: Divulgação gabinete SM
Mendes Ribeiro Filho (PMDB), Michel Temer (PMDB) e Sergio Moraes (PTB)
 
 
Helena debate com os catadores
 
No primeiro dos três debates a convite do Fórum de Ação pela Coleta Seletiva Solidária e Reciclagem em Santa Cruz do Sul, o Facs, com as três candidaturas à Prefeitura, a vice Helena Hermany (PP) da coligação Todos por uma Santa Cruz Melhor compareceu. O candidato a prefeito Telmo Kirst se fez representar pelo ex-secretário de Meio Ambiente e agora candidato a vereador Clero Ghisleni (PSDB). O evento aconteceu na Câmara de Vereadores, no início da noite de quarta, 22.
 
Foto: Mara Pante
José Schmidt, coordenador da Uergs e membro do Facs, Fagner Jandrey
coordenador da Coomcat, Clero Ghisleni (PSDB) e Helena Hermany (PP)
 
 
Usina sucateada
 
Os integrantes do Facs expuseram seus anseios com relação à Política Nacional de Recursos Sólidos que pretende acabar com os lixões até 2014 e que todo município tenha coleta seletiva de resíduos. O Plano Municipal de Resíduos iniciado em Santa Cruz, que tinha prazo para entrega até 15 de agosto não foi concluído, a usina de lixo está sucateada e o valor de contribuição mensal que recebem do município está a muito, defasado. Falta maquinário e um galpão (entreposto) mais próximo ao centro para acomodar os materiais coletados pelas carrocinhas.

 
Entreposto central
 
A candidata do PP à majoritária por sua vez sugeriu que voltasse a ser alugado um pavilhão mais central (o atual fica junto à usina no Bairro Dona Carlota) e expressou sua preocupação se, mesmo com os dois caminhões de coleta doados pelo Banco do Brasil, a Cooperativa dos Catadores e Recicladores local, a Coomcat, conseguirá dar conta do serviço, devido à falta de estrutura.
 
Foto: Rolf Steinhaus
Papeleiros acumulam depósitos nas calçadas em função da distância do pavilhão de armazenamento
 
 
 
Projeto arrojado
 
Ghisleni por sua vez, em nome de Telmo, prometeu, caso ganharem as eleições, elaborar o Plano Municipal de Resíduos, caso o atual governo não o faça até o final do mandato e que o mesmo terá a participação de toda a sociedade. Segundo ele, os R$4,5 milhões gastos anualmente com o recolhimento do lixo é exagero e que a meta é construir uma usina moderna, um projeto arrojado e eficiente, com recursos federais e em gestão integrada, para que os catadores sejam beneficiados. Ambos, ele e Helena se declararam totalmente contra a incineração de resíduos e sugeriram a utilização de contêineres espalhados pela cidade para a coleta seletiva. 
 
 
Sem termos de compromisso
 
A pedido de uma catadora que trabalha na usina, Helena prometeu implantar um restaurante em parceria com empresas junto ao complexo e estudar a questão do transporte dos trabalhadores. Ao final do encontro, Fagner Jandrey, coordenador da Coomcat perguntou aos dois se estariam dispostos a assinar um termo se comprometendo a realizar o prometido – pergunta respondida com evasivas. Enfim, nada foi assinado. A candidata a vice disse que se assumir, vai trabalhar na Secretaria de Desenvolvimento Social paralelamente, a sua área preferida.
 
 
Candidatos de primeira viagem
 
Tem gerado muita postagem nas redes sociais o horário eleitoral dos candidatos a vereança na mídia, em especial os de primeira viagem. Muita gente usando crianças para angariar a simpatia do eleitorado e outros prometendo coisas da alçada de um deputado. Tem até puxador de samba, gente descentralizando gabinete e parodiando quem entrou para a Câmara fazendo palhaçada. Um que chamou especial atenção parodiou os Secos & Molhados, copiando versos do Ney Matogrosso. Um mix de situações bem variadas com certeza!
 
 
Amvarp e os pedágios
 
Na segunda-feira, 27, às 9h30, no Salão Nobre do Palacinho da Praça da Bandeira, acontece debate sobre as alterações propostas pelo Governo do Estado na concessão das praças de pedágio no RS, pelos prefeitos da Amvarp. O deputado Marcelo Moraes (PTB) participa e também o coordenador de tráfego da Santa Cruz Rodovias, Anderson Luís Corrêa. O
presidente da Amvarp, prefeito de Boqueirão do Leão, João Davi Goergen,
salienta a importância do tema, que vai impactar diretamente no caixa das prefeituras. Há uma série de dúvidas em relação ao novo modelo a ser proposto pela Agergs, além de uma indefinição quanto ao desemprego dos atuais trabalhadores nas praças.
 
 
Detalhes tão pequenos
 
Aproxima-se o início da Oktoberfest e as novidades da edição começam a surgir: o anúncio dos shows, uma Central para a Imprensa, as bandas e o traje oficial das novas soberanas. Na foto, a delicada tatuagem da princesa Joana Frantz – uma clave de sol e uma estrelinha. Delicadeza de princesa para quem ganha a vida como brigadiana, enfrentando situações inusitadas e mesmo de risco.
 
Foto: Silvia Scherer