Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
A Amvarp em conjunto com a Secretaria-geral da Presidência da República promove na próxima quinta, 16, a partir das 14h, na sala 101 da Unisc, o seminário de municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Evento voltado para agentes públicos, mas do qual podem participar pessoas da sociedade civil. Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM – foram traçados em 2000, a partir de encontros realizados pela ONU para debater os maiores problemas mundiais.
O que é
Dalí saíram oito iniciativas para tornar o mundo mais justo até 2015. A plataforma humanista é apoiada por líderes de 191 nações, entre elas o Brasil, que vem discutindo o assunto em todo o território numa incumbência da Secretaria-geral da Presidência da República. O seminário em Santa Cruz do Sul quer debater com o Vale do Rio Pardo ações para a criação de núcleos e comitês dos ODM nos municípios e intensificar as ações que já são realizadas em parceria com o Governo Federal. Segundo o presidente da Amvarp, João Davi Goergen, a iniciativa visa também aproximar os municípios da região com o Governo.
Objetivos em foco
O Desenvolvimento do Milênio quer:
• Acabar com a Fome e a Miséria;
• Educação Básica de qualidade para todos;
• Igualdade entre sexos e valorização da mulher;
• Redução da mortalidade infantil;
• Combate a Aids, malária e outras doenças;
• Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;
• Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento;
Programação
Palestra com Geraldo Magela da Trindade – Secretário-Adjunto Nacional de Relações Político-Sociais da Presidência da República sobre A municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) no Brasil; com Davi Luiz Schmidt – Diretor do Departamento de Participação Cidadã da Secretaria de Planejamento do Estado sobre Os Objetivos do Milênio no Programa Plurianual (PPA) do Governo do Estado; com Fábio de Oliveira D’Alécio – prefeito do Município de Ubiratã (PR) sobre A prática da municipalização dos ODM na gestão municipal; com Adriano Strassburger – Representante do Núcleo Estadual ODM/RS sobre A realidade dos ODM no Estado do Rio Grande do Sul e no Vale do Rio Pardo;
Estacionamento oblíquo
Toda a quadra frontal ao Parque da Oktoberfest, da Rua Galvão Costa, ganhou estacionamento oblíquo, (foto) – com exceção aos canteiros em frente ao chafariz. Com isso o estacionamento no meio da rua acaba, em conformidade com o artigo 1818 do Código Nacional de Trânsito, conforme cita o secretário Aldorino Melchiors, dos Transportes.
As bocas de lobos e as folhas secas
A equipe da Secretaria dos Transportes está fazendo uma revisão nas bocas de lobo em vários locais da cidade (foto). A sequência de vários dias de tempo seco provocou a queda de muitas folhas que, com a chuvarada da noite de domingo, acabou entupindo as bocas de lobo.
Fotos: Mara Pante
A esquina
Enquanto isso, a paz voltou a reinar na esquina das ruas Julio de Castilhos e Venâncio Aires – a esquina dos Correios. Com a instalação do semáforo, o número de acidentes reduziu drasticamente.
O Rapidinho
Todas as 36 quadras da Área Azul – com incidência do Estacionamento Rotativo Pago -, estão sendo repintadas. O trabalho vem sendo feito à noite, como informa o secretário Aldorino Melchior, dos Transportes. Também as faixas de segurança recebem nova demão de tinta e placas em más condições de visibilidade estão sendo trocadas.
Parque da Oktoberfest
Aproveitando a maré de consertos, o Parque da Oktoberfest está precisando de uma recapagem asfáltica. Os passeios estão esburacados e o uso para caminhadas e ciclismo é grande aos finais de tarde e finais de semana. Fica a dica para a secretaria de Turismo, comandada pelo amigo Enio Knak.
Maria do Rosário no PT
A ministra Maria do Rosário (PT), da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República acompanhada de Márcia Santana, da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres do Estado do RS, esteve na cidade inaugurando Comitê e participaram de caminhada da coligação A Força do Povo.
Foto: Divulgação RJ
Ana Amélia Lemos no PP
A senadora Ana Amélia Lemos (PP) esteve em Santa Cruz nesta segunda-feira, gravando mensagens de áudio e vídeo e renovando seu apoio aos candidatos à Prefeitura de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst (PP) e Helena Hermany (PP), da coligação Todos por Uma Santa Cruz Melhor.
Foto: Divulgação RJ
Silvério e Carlos
Os candidatos à Prefeitura, Silvério Stölben e Carlos Fredrich do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado – PSTU (foto) aproveitaram o final de semana para visitar bairros. Participaram também de festividades em Linha João Alves e na Associação dos Servidores da CEEE.
Foto: Rolf Steinhaus
Alguns segundos a menos… e a mais
Seguindo determinação do TSE, a Justiça Eleitoral de Santa Cruz do Sul refez no sábado, 11, a divisão de tempo da propaganda eleitoral gratuita de rádio e TV dos candidatos ao Executivo e ao Legislativo. A coligação A força do povo, da prefeita e candidata à reeleição Kelly Moraes (PTB), perdeu dez segundos, mas continua com o maior tempo.
Erro de cálculo
A mudança foi necessária porque os ministros do TSE corrigiram o tamanho da bancada do PSD na Câmara dos Deputados, refletindo na divisão do tempo dos partidos – acharam que eram 55 parlamentares, mas eram apenas 51. A divisão de tempo foi refeita e a coligação da qual o partido faz parte em Santa Cruz perdeu alguns segundos. Os programas vão ao ar a partir do dia 21.
Como fica
Com isso, a candidatura do PTB e PT fica com 13 minutos, 56 segundos e 83 centésimos, enquanto que a coligação Todos por uma Santa Cruz melhor, de Telmo Kirst (PP) e helena Hermany (PP), ganha dez segundos e passa para 12 minutos, 43 segundos e 17 centésimos. O tempo do PSTU não mudou e o candidato Silverio Stölben terá três minutos e 20 segundos no rádio e na TV à disposição.
Licitação da água
Prevista para esta quarta-feira, às 8h30, a abertura dos envelopes com o desempenho técnico e financeiro da concorrente (Corsan) ao serviço de abastecimento e saneamento de Santa Cruz do Sul, em licitação pública aberta pela Prefeitura.
Empreendimento
A Lojas Lebes – Drebes & Cia Ltda. -, fundada em 1956 em São Jerônimo e com duas filiais na cidade, está transferindo a filial da Travessa Vila Lobos (próxima à Estação Rodoviária) e seus dezoito funcionários para uma moderna loja na Rua Borges de Medeiros 751 e 755 – térreo (foto), logo abaixo da Máquinas Schreiner. A inauguração está marcada para o dia 22 de agosto. A outra filial continua no tradicional endereço na Rua Tenente Coronel Brito, 1080. Recentemente transferiu sua gestão de São Jerônimo para o Centro Administrativo em Eldorado do Sul.
Foto: Mara Pante
Hospital Ensino
O reitor da Unisc, Vilmar Thomé, palestra na quarta-feira, 15, sobre Hospital Ensino – Implicação na Saúde Pública de Santa Cruz do Sul e Região na reunião almoço da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas – ADCE. O encontro acontece na Sociedade Aliança Centro às 12h – confirmar participação ainda hoje pelos fones 8252 9799 e 3719 5614.
Desenvolvendo Profissionais do Futuro
A Sulprint lançou o Projeto Aprender “Desenvolvendo profissionais do futuro”, de cunho social, destinado a adolescentes com idades entre 15 e 18 anos, vindos de bairros carentes de Santa Cruz, que acontece em cinco sábados pela manhã das 8h as 12h. Após, os alunos almoçam na empresa. O Projeto está sendo conduzido por profissionais da Sulprint, de acordo com suas áreas de atuação.
Confira a programação
• 1º encontro (04/08): “É possível fazer a diferença”- Cases de profissionais de sucesso
• 2º encontro (11/08): RH – Desenvolvimento pessoal/profissional e interpessoal, cidadania/direitos
• 3º encontro (18/08): Noções de Produção e Atendimento ao cliente
• 4º encontro (25/08): Empreendedorismo (Aurea Binz) e Administração financeira – orçamento e finanças (pessoal e empresarial)
• 5º encontro (01/09): palestra motivacional e encerramento
Como vai o Projeto
Além de ajudar na construção destes jovens, o objetivo do projeto também é a captação de futuros profissionais, assinala Elisângela Reis, gerente de Recursos Humanos da Sulprint. No último sábado aconteceu o primeiro encontro, o tema trabalhado foi “É possível
fazer a diferença”, com a participação do reitor Vilmar Thomé, da Unisc,
de Lucas Rubinger, diretor da Agência Empório Comunicação e Marketing e do diretor superintendente da Sulprint Embalagens, Paulo Binz, que contaram suas dificuldades, desafios enfrentados e superações em suas trajetórias de vida.