Concluído edital da licitação do transporte coletivo
A Prefeitura de Santa Cruz do Sul anunciou ontem, 6, que o edital de licitação do transporte coletivo urbano está pronto. O documento foi elaborado nos últimos quatros anos e estabelece os termos do contrato a ser assinado com as futuras concessionárias. O Ministério Público vinha acelerando a conclusão e sinalizando com uma multa superior a R$4 milhões pelo descumprimento da sentença judicial que obriga o município a licitar o serviço.
Foto: Ana Souza
Aldorino Melchiors, Luciano Almeida, Kelly Moraes e Luiz Augusto Costa Campis, no anúncio da conclusão do edital
Concorrência deve sair em agosto
No dia 31 acontece audiência pública, para apresentação dos itens da concessão à comunidade e para representantes de entidades de classe. Logo após o edital segue para análise da Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos e Permitidos – Agersant, que vai emitir um parecer sobre a matéria. A publicação do edital e a abertura da concorrência estão previstos para meados de agosto.
Inovações para os usuários
O contrato terá valor próximo a R$ 100 milhões e duração de 10 anos, podendo prorrogar por igual período. Como novidade está a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica, integração de tarifas e ampliação de itinerários e horários. “Estamos em condições de lançar um edital seguro do ponto de vista jurídico e de garantir um serviço de ainda mais qualidade”, garantiu o procurador-geral do município, Luciano Almeida. A reunião contou com a participação da prefeita Kelly Moraes; do vice Luiz Augusto Costa a Campis, do procurador geral do município Luciano Almeida e do secretário de Transportes e Serviços Públicos, Aldorino Melchior.
Foto: Rolf Steinhaus
Registros de candidaturas a vereador
PP/DEM, PSDB/PMDB, PDT/PSD, PT/PSB/PR/PCdoB, PSTU, PTB/PTdoB e PPS/PRB/PSL/PRTB/PV/PSC, registraram ontem a candidatura de vereadores e chapas majoritárias, totalizando 168 registros segundo números fornecidos pelo cartório eleitoral. No Legislativo representam quase dez candidatos para cada uma das 17 cadeiras. Na região da 40ª zona (Santa Cruz, Gramado Xavier, Herveiras e Sinimbu) foram 303 registros de candidatura. O movimento no cartório eleitoral, cujo expediente ia até às 19h, se intensificou no final da tarde. Os documentos serão analisados pela Justiça Eleitoral e encaminhados ao Juiz que dará ou não deferimento. Até lá os nomes podem sofrer pedidos de impugnação.
PSTU
O PSTU registrou na quinta, a candidatura de seis vereadores mais os dois candidatos à majoritária: Silvério Stölben e Carlos Frederich. Para o presidente do Partido, Afonso Schwengber, números grandes não é o que importa, “não estamos aí para fazer maquiagem”, conforme resume, concluindo: “nossa campanha mostra a realidade do dia-a-dia”. O PSTU ficou com tempo de 3minutos e 33 segundos para a majoritária e 1minutos e 2 segundos por vereador. “Para nós é tempo suficiente”, atesta o presidente.
Foto: Patrícia Schuster
Frederich e Stölben emolduram grupo que leva a bandeira do PSTU na cidade
Todos por uma Santa Cruz Melhor
O PP/DEM registrou 27 candidatos a vereador, segundo o coordenador jurídico da campanha, Henrique Hermany. Os demais coligados totalizaram 84 nomes, somando 111 vereadores na coligação geral mais dois na majoritária. O tempo dos candidatos à majoritária da coligação: Telmo Kirst e Helena Hermany ainda deve ser regulado nos próximos dias: a entrada do PSD “roubou” tempo do PTB e do DEM, o que deve modificar os 14 minutos anteriormente estipulados. Na proporcional, o PHS não conseguiu registrar, o que também deve mexer no tempo.
Foto: Rolf Steinhaus
O imenso grupo que forma a coligação com o PP na convenção realizada no sábado passado
A Força do Povo
A chapa majoritária da coligação A Força do Povo: Kelly Moraes e Luiz Augusto Costa a Campis registrou candidatura ao final da tarde de quinta-feira. Além dos dois, foram registrados mais 96 candidatos à vereança. O tempo deve ficar em torno de 10 minutos para os candidatos a prefeito, mas ainda não é definitivo, explicou a coordenadora Marla Hansen. O comitê da majoritária da coligação foi instalado na Rua Carlos Trein Filho, 523, onde, no momento estão se organizando as comissões de trabalho.
Foto: Rolf Steinhaus
Luciano, Cassio, Rabuske, Campis e Kelly no Cartório da 40ª zona, de Jaime Melchionna
Denúncia via Facebook
As redes sociais, pela agilidade da informação, se configuram no cenário preferido das farpas partidárias. O coordenador jurídico da Todos por uma Santa Cruz Melhor postou denúncia na quinta, 05, de que A Força do Povo teria usado a máquina pública ou praticado abandono de governo. Segundo Henrique Hermany, no Facebook, perto das 17h, ainda em horário de expediente da Prefeitura, estavam a Prefeita Kelly, o vice Campis, secretário Edison Rabuske, procurador Luciano Almeida, e outros CC’s e assessores, no Cartório Eleitoral. E teriam furado a fila para protocolar o registro e captar imagens para usar na campanha.
Contraponto
O procurador jurídico do município Luciano Almeida contesta que o registro das candidaturas da chapa majoritária e dos vereadores tenha se dado em horário de expediente. Segundo ele eram 17h40 (o expediente da prefeitura encerra às 17h30), quando esteve no Cartório Eleitoral com a prefeita Kelly e o vice Campis, mais o coordenador de Registros Cássio Arend e o secretário Edisson Rabuske. Ele contesta também a informação de terem furado a fila para protocolar o registro: “tinha senha e ninguém furou a fila”, declarou.
E agora, o que pode e o que não pode?
As regras para a campanha ditam que não pode fazer propaganda em outdoor, mas pode por cartazes e faixas em propriedades particulares com autorização, só não pode pagar o espaço nem exceder 4 metros quadrados de material exposto. É proibido pichar, por placas ou cartazes e faixas em bens públicos, incluindo postes, pontes e paradas de ônibus. Os brindes de candidatos são proibidos, mas as carreatas estão permitidas até às 22h do dia 6 de outubro. A propaganda via internet está liberada a partir de ontem em sites pessoais dos candidatos e redes sociais.
Regras rígidas para todos
Comícios são permitidos até à meia-noite, com aviso prévio à polícia com 24h de antecedência, mas são proibidos em menos de 48h do pleito. Estão proibidos os showmícios e eventos que promovam candidatos com apresentação de artistas. É permitida a distribuição de santinhos até um dia antes do pleito e precisa constar neste o CNPJ de quem confeccionou e a respectiva tiragem. Mas fica proibido distribuí-los em órgãos públicos, clubes, cinemas e estádios ou shoppings. Nos três meses anteriores à votação, candidatos a cargo do Poder Executivo não podem participar de inaugurações de obras públicas.
Ainda o concurso da Prefeitura
Alvo de polêmica na bancada oposicionista da Câmara, o concurso público realizado pela Prefeitura de Santa Cruz continua a fomentar discussão, porque não acabou com as contratações temporárias. Em 13 categorias não houve inscritos e muitos candidatos aprovados só serão chamados em 2013. A Secretaria da Administração homologou nesta quinta-feira, 5, boa parte dos aprovados, com exceto os que devem cumprir provas práticas neste domingo a partir das 8h (provas de esforço físico no Municipal e direção na Pesada) e os da área da educação, que apresentou entrave em um recurso.
Das 3.596 vagas, quem não entrar agora, entra no ano que vem, explicou a secretária Maria Eliane Noronha.
Vagas não supridas
Muitas vagas não foram supridas como as de médico clínico geral, pediatra e ginecologista, em especial para atuar em postinhos do interior do município. Nas vagas de calceteiro, operador de máquina pesada e motoniveladora não houve aprovados pela baixa média das notas alcançadas. Além destas, muitas vagas novas vão surgindo como na educação infantil com a abertura de novas Emeis, como a do Bairro Aliança agora em junho, explica a secretária.
Novo concurso
Em 2013 será feita a consolidação do que há no banco de reserva e as necessidades e possivelmente será chamado novo concurso. Para a secretária de Administração, Maria Eliane Noronha, esta situação de faltar candidatos concursados para vagas existentes pode ser reflexo das muitas oportunidades de emprego existentes no município e também à falta de especialização e o fato de os candidatos não quererem atuar em localidades do interior.
Renato na presidência da Excelsior Alimentos
Renato Jackisch, ex-diretor de relações com investidores da Excelsior Alimentos (foto), teve o nome aprovado pelo Conselho de Administração como o novo presidente da empresa. No cargo, Jackisch pretende seguir com o crescimento da marca que já está consolidada no mercado. “Se nos últimos dois anos duplicamos o faturamento, nos próximos anos vamos multiplicar por quatro ou cinco”, prenunciou. Jackisch pretende ainda acrescentar uma série de itens novos à produção.
Foto: Divulgação RJ