DEM
Dando seguimento ao momento político que vive cada partido, o presidente do Democratas – DEM, Norberto Frantz (foto), diz que a executiva local foca agora na formação de um bloco de oposição. Ontem surgiu a informação de que o DEM alinhavou chapa majoritária com o PMDB. O candidato a prefeito seria Edson Brum, do PMDB. O vice seria Nasário Bohnen, do DEM. A convenção fica para o último dia.
PDT
Já o Partido Democrático Trabalhista – PDT está numa busca às mulheres – explico: por enquanto são quatro candidatas a vereadora confirmadas e o partido precisa de no mínimo mais quatro para fechar a proporção de um terço prevista em lei. Para isso pode coligar na proporcional com outro partido – o PSD está em foco. “É nossa prioridade agora”, confessa o presidente Ilmor Vianna (foto), que viaja neste final de semana a São Borja, reduto Getulista, onde entre compromissos da sigla vai visitar o mausoléu do grande líder político. O PDT é o partido com maior número de filiados em Santa Cruz do Sul – 2.100, seguido pelo PT, com 900.
PP
O Partido Progressista – PP está em compasso de espera. Encomendou pesquisa quantitativa e qualitativa que deve ficar pronta na semana. Lançou várias possibilidades de chapa com todos os pré-candidatos e com os vices possíveis e imagináveis. Quando sair o resultado da pesquisa, a executivase reúne para trabalhar com os melhores. A convenção ainda não está
definida, mas segundo a presidente Helena Hermany (foto), deve ficar para
os últimos dias do prazo, a exemplo dos demais partidos.
O Plano Estadual de Resíduos Sólidos
Catadores de todo o estado estarão mobilizados na manhã de 11 de junho, segunda-feira, para debater o Plano Estadual de Resíduos Sólidos. Além dos catadores, diversas autoridades e entidades envolvidas na questão dos resíduos sólidos no País e no mundo. O evento está sendo chamado oficialmente pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da AL, através da subcomissão dos resíduos sólidos, que vem realizando uma série de audiências no estado para levantar o debate e organizar as propostas e opiniões de vários setores da sociedade.
Situações opostas
Há municípios mais desenvolvidos na aplicação da PNRS no Estado. Muitos optaram por investir nas organizações de catadores para a coleta seletiva e gerir usinas de triagem e aterros sanitários, como Gravataí, Canoas, Santa Cruz do Sul, Jaguarão e outros, onde a realidade vem promovendo a inclusão socioeconômica dos catadores e preservação da natureza. Em outros, as políticas municipais para os resíduos têm se chocado violentamente com a legislação nacional, como Porto Alegre e Pelotas. Ambas já abriram editais para a incineração, tecnologia considerada amplamente nociva ao meio ambiente, inclusive banida em diversos países.
“Petróleo é coisa de homem”
O jornal El País de quarta, 06, reproduziu a frase sobre a escolha que a presidente Cristina Kirchner fez para a presidência da YPF, a Petrobrás da Argentina: “O petróleo é coisa de homens”. A presidente disse basear-se nas duras condições de trabalho dos campos de petróleo para justificar que não tenha nomeado nenhuma mulher no novo Diretório da YPF. Só que presidente de petroleiro não vai para campo de exploração trabalhar. A referência soou mais como uma provocação a Dilma Roussef, que escolheu Graça Foster, uma mulher para a presidência da Petrobrás. É sabido que Cristina Kirchner e a Petrobrás estão em explícita queda de braço.
Sai prá lá
Vem causando um desconforto generalizado em Rio Pardo, a onda de assassinatos que assola a cidade. Foram três em menos de um mês – em 11 de maio um agricultor de 80 anos é executado a tiros durante um assalto à sua casa. Em 17 de maio, uma estudante de 12 anos é morta a facadas no caminho da escola. Na quinta-feira, 7, uma mãe de santo de 50 anos é executada a tiros na frente de casa. Sem falar no ataque hacker ao site da Prefeitura neste feriado de Corpus Christi.
Para onde caminha a humanidade
Na realidade, a onda de violência é generalizada. Há muito as pessoas esqueceram os princípios nobres que deveriam reger sua conduta como ser e se largaram em atos de passionalidade, vingança, perversão e irracionalidade.
Conhecida da imprensa
Patrícia de Oyá, a mãe de santo assassinada a tiros já foi entrevistada por esta colunista há alguns anos. Ela fez história no Estado ao ser um dos primeiros travestis a conseguir adotar legalmente uma criança. O nome de nascimento de Patrícia – Pedro Alcir Vieira dos Santos – consta inclusive na carteira de identidade do filho, que completou dez anos no início do ano.