Início Colunas Nos Bastidores – 48

Nos Bastidores – 48

Acesso à ERS-418 deve estar concluído na quinta-feira

A pista lateral que passa a ligar a ERS-418 com a RSC-287, junto ao trevo do Fritz e Frida, começou a ser asfaltada no início da tarde de ontem, 23. Após a colocação da camada asfáltica começa a instalação de cordões e sinalização, devendo ser finalizada até a quinta-feira A obra vai custar R$30 mil ao município e pretende reduzir os congestionamentos que se formam no local em pelo menos 10%. Uma obra mais resolutiva vem sendo pleiteada junto ao governo do estado.
 
Agersant
Os dois novos nomes para compor o Conselho Gestor da Agência Reguladora santa-cruzense, a Agersant, devem ser indicados pela prefeita Kelly Moraes (foto) nesta quarta-feira, 25, ou o mais tardar na quinta. As indicações vêm da coligação da base governista e vão substituir Ana Paula Konzen e Alceu Gehlen que pediram exoneração.
            Foto: Rolf Steinhaus
 
Galeria: sem acordo
Uma comissão representando os locatários das lojas da Galeria São Luís esteve reunida aqui em Santa Cruz, na quinta-feira, 19, com Ademir Ogliari, que cuida do Patrimônio Marista. Do encontro não resultou qualquer acordo – a ordem do proprietário das salas se mantém: desocupar o imóvel, conforme nos adiantou a advogada Ione Vedoy. O grupo não optou por ingressar com ação, ainda que entenda que haja respaldo legal para isso, porque as ações teriam que ser individuais – contrato a contrato.
 
Pedido de informação
A presidência do Legislativo – leia-se Ilário Keller (PTB) enviou ontem ao Executivo pedido de informação sobre o anúncio das obras na Galeria São Luís: qual o tipo de projeto encaminhado à Prefeitura? Quando foi encaminhado? A modificação já está autorizada? Qual a data da recepção da licitação e sua aprovação?
 
Um pequeno abraço
Impressiona como as pessoas tudo querem desde que não seja preciso mexer um músculo. Concordo que o abraço à Praça da Bandeira, combinado em prol da urbanização do Lago Dourado, coincidiu com as provas do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo na cidade e com o jogo do Inter pela classificação no Gauchão, mas teve gente que estava lá na Praça e não se deu conta do ato. Pouca gente, pouca pressão. 
 
Não tá morto quem peleia
A organização do “abraço” até tentou ser apartidária, mas a presença de Alex Knak (PMDB) entre os fundadores do movimento não deixou acontecer. Só tinha PMDB e PP na Praça. Outro exemplo foi quando Telmo Kirst (PP) levou o projeto pra Câmara, só deu PP e PMDB na plateia. Difícil. Não passou de 50 participantes na manifestação do final da tarde de domingo. Mas a liderança está consolidada e decidida e não tá morto quem peleia.
 
Apoio ao PP
Os sete pequenos partidos – aqueles que formaram a Frente Renova Santa Cruz no final de 2011, que acabou se dissolvendo – vão se reunir na noite desta terça-feira para externar seu apoio ao PP. O desempenho dos progressistas em pesquisa divulgada no último sábado encorajou a adesão. O encontro acontece na Churrascaria La Brescia, a partir das 20h, avisa o presidente do PPS, Ernesto Doerr.

Posse de Saraiva na festa dos metalúrgicos
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santa Cruz e região, Gilberto Saraiva (foto), eleito em 22 de fevereiro com 94% de aprovação, foi empossado na Festa dos Metalúrgicos. O evento aconteceu na sexta-feira, 20, na sede do Sindicato. Saraiva está há 27 anos na entidade, seis deles como presidente.
Foto: Ana Souza
 
Dilma tem aprovação recorde
A pesquisa foi realizada pelo Datafolha nos dias 18 e 19 deste mês. Em janeiro, 59% dos entrevistados consideravam o governo ótimo ou bom. Agora, são 64%. O governo da presidente Dilma Rousseff teve aprovação recorde na última pesquisa Datafolha, realizada nos dias 18 e 19 deste mês. Em janeiro, 59% dos entrevistados consideravam o governo ótimo ou bom. Agora, são 64%. Os que consideravam o governo regular eram 33%. Agora são 29%. Ruim ou péssimo correspondia a 6% em janeiro. Agora são 5% nessa última pesquisa. E 1% não soube responder. Foram ouvidas 2588 pessoas em todos os estados e no Distrito Federal. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Fonte: http://g1.globo.com
 
Código Florestal
Para o líder do PT na Câmara, Arlindo Chinaglia (SP), a votação do Código Florestal, prevista para hoje, 24, no plenário da Casa, sai mesmo sem acordo entre os partidos sobre o texto aprovado no Senado. Ontem o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), convocou uma reunião de líderes para discutir os procedimentos da votação de hoje. O texto do Código Florestal (Projeto de Lei 1.876/99), aprovado pelo Senado, recebeu 21 alterações no parecer do deputado Paulo Piau. Entre as mudanças propostas por Piau, está a supressão das medidas destinadas à recuperação das áreas de preservação permanente (APPs) em torno dos rios, que obrigam os produtores rurais a recompor 15m de vegetação nativa nos cursos d’água com até 10m de largura.
 
158 mil declarações fraudulentas
A Receita Federal encontrou fraudes em pelo menos 158 mil declarações do Imposto de Renda. Os documentos foram entregues em 2011, ano-base 2010. Segundo a Receita, esses contribuintes são suspeitos de tentar fraudar o Fisco e deixar de pagar imposto. Entre as fraudes estão pagamentos não confirmados feitos a médicos no exterior e divergência entre o valor deduzido no pagamento de pensões alimentícias. Também foram encontradas fraudes nos pagamentos a previdências privadas.
 
Investigação continua
Ainda neste ano, outras 200 mil declarações de pessoas físicas devem ser investigadas pela Receita, pois possuem indícios de fraude. A investigação já deve englobar declarações relativas ao ano de 2012, ano-base 2011, que começaram a ser entregues no início de abril. O prazo final para apresentar a declaração do IR 2012 vai até dia 30 de abril.
 
Sinduscon/RS integra Assemp
O Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado – Sinduscon-RS –Regional Vale do Rio Pardo é o mais novo associado da Assemp. O engenheiro Ário Sabbi, vice do Sinduscon-RS, foi apresentado oficialmente na última reunião da entidade, no início de abril. “Nosso objetivo é dar a contribuição da nossa área às discussões do empresariado local, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de toda a comunidade”, enfatizou Sabbi. O presidente da Assemp, Fábio Borba, disse que o ingresso do Sinduscon-RS vai ao encontro da proposta da entidade. “Precisamos unir esforços e a atuação e representatividade da indústria da construção pode nos auxiliar em diversas frentes que a Assemp está atuando ou pretende ainda colaborar”.
Foto: Sandro Viana/Divulgação

Ário Sabbi e Fábio Borba
 
 
Leilão da Justiça do Trabalho 
Nesta quarta-feira, 25, tem leilão da Justiça do trabalho a partir das 15h. Local: Rua Ernesto Alves, 281, Centro, Santa Cruz do Sul. Leiloeiro Sérgio Scholante:  www.scholante.com.br ou (51) 9994 – 0897 para tirar informações.