Início Colunas Nos Bastidores – 43

Nos Bastidores – 43

Contato:  [email protected]

Galeria vai ceder lugar a estacionamento

Para ampliar o estacionamento de veículos, que atualmente abriga apenas 25 vagas no acesso da Rua Julio de Castilhos, o Colégio Marista São Luís quer desocupar as lojas instaladas na Galeria São Luís, na Rua Tenente Coronel Brito – fundos da instituição. A decisão foi informada aos locatários em reunião realizada na noite de terça, 10. Na Galeria funcionam financeiras, lojas de roupas, troféus e utilidades, salões de beleza, agência de emprego, um CFC entre outras. O projeto do estacionamento já está pronto, mas ainda é mantido em sigilo pelo colégio e pela imobiliária que administra o local, a Imobel. A direção Marista de Porto Alegre se manifestou através de nota à imprensa.

Fotos: Rolf Steinhaus

Local abriga mais de trinta pequenas empresas e é um dos espaços tradicionais do comércio desde o início dos anos 80

 

Inquilinos se mobilizam

A novidade revoltou os proprietários de mais de trinta pequenas empresas, inquilinos da galeria. Eles dizem que com a mudança de endereço perderão o ponto tradicional e a clientela. Tentando reverter a decisão, houve reunião às 16h de ontem, quarta-feira. Foi criada uma Comissão que vai entrar em contato com a matriz Marista. Os inquilinos pedem prazo maior para desocupação e ressarcimento dos gastos de conservação do prédio feitos através do Fundo de Reserva com contribuição dos irmãos maristas. Baseados na nota pública da Instituição, a Comissão vai decidir os próximos passos. O objetivo da escola, conforme exposto, é dar mais segurança aos alunos, transformando a tradicional galeria comercial em estacionamento para desafogar o trânsito nos horários de entrada e saída da escola.

O que diz a nota marista

Nova área de embarque e desembarque do Colégio Marista São Luís: visando a segurança e bem-estar de estudantes e famílias, a Rede Marista de Colégios está dando início ao projeto de criação de uma nova área de embarque e desembarque do Colégio Marista São Luís. A iniciativa busca também amenizar o intenso fluxo de veículos na Rua Júlio de Castilhos, via que hoje dá acesso à escola e sofre congestionamentos. Serão oferecidas 41 vagas rotativas de embarque e desembarque de estudantes nos horários de início e final dos turnos escolares. O novo estacionamento será instalado na área atualmente ocupada pela Galeria São Luís, com acesso pela Rua Tenente Coronel Brito. A previsão é que a obra seja entregue à comunidade escolar até o final de 2012.

 

Jovens no mercado de trabalho

A Comissão Municipal de Emprego de Santa Cruz do Sul em conjunto com a Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias e do Núcleo de Pesquisa Social da Unisc apresenta hoje o relatório final da pesquisa “A situação dos jovens no mercado de trabalho de Santa Cruz do Sul e os desafios da qualificação profissional”. O evento acontece no Gabinete do Executivo a partir das 9h30, avisa o presidente da Comissão, Jonas Mello de Oliveira.

 

Germani em foco

A Prefeitura disse que vai recorrer à Justiça para garantir a permanência da Germani Alimentos em Santa Cruz. O governo deve entrar com uma ação de desapropriação do terreno reivindicado há seis anos pela empresa. A demanda é antiga, mas a discussão foi reaquecida recentemente, após a direção da Germani admitir que analisa a possibilidade de transferir a unidade local e que já procurou algumas prefeituras checando os incentivos oferecidos. A empresa cobra a doação de uma área para ampliação da sede, feita quando assumiu a, mas a falida da Filler em 2006. Com a centralização das operações, divididas entre Santa Cruz e Caxias do Sul, a necessidade do espaço aumentou nos últimos anos, mas a negociação com os proprietários do terreno almejado – que fica ao lado da sede, às margens da BR–471 não evoluiu. 

 

Decisão nas mãos do Juiz

Outras áreas já foram oferecidas, mas não preencheram as necessidades de logística da empresa que é uma das quinze principais fontes de arrecadação de ICMS de Santa Cruz do Sul. A prefeita diz que tentou negociar pelo bom senso, mas que agora a assessoria jurídica foi mobilizada para trabalhar no caso. A ação deve estar concluída na semana que vem, quando os procedimentos de avaliação da área e comprovação da futura utilização, já estarão concluídos. A Prefeitura deve alegar o impacto da presença da indústria na economia local. E a decisão estará nas mãos do Juiz.

 

PDT

O encontro da coordenadoria do Vale do Rio Pardo do PDT acontece neste sábado, 14, a partir das 9h30, na Câmara de Vereadores, com a presença dos pré-candidatos a prefeito, vice-prefeitos e vereadores do partido de doze municípios. O presidente estadual, Romildo Bolzan, acompanhado de sua Executiva e deputados, vai repassar informações jurídicas, eleitorais e fiscais aos candidatos, através do advogado João Afonso da Câmara Canto e do contador Leandro Chagas.

 

Em busca de novas prefeituras

O tema do encontro é Eleições 2012, com a análise da situação de cada município, condutas vedadas, prestação de contas e temas afins. O PDT quer passar dos atuais 69 para pelo menos 80 gestores municipais em 2012. Para isso, a direção está mobilizando suas 37 coordenadorias regionais. A sigla responde por 69 prefeituras e 61 vice-prefeituras. Dos atuais 696 vereadores, o PDT quer alcançar em torno de 900 representantes nas Câmaras Municipais. A sigla é a segunda em número de filiados no Rio Grande do Sul, com 248.090 filiados (19,29%). Em Santa Cruz do Sul, o PDT lidera as filiações partidárias com mais de 2.000 filiações, pontua Bruno Faller, vice-presidente da Coordenadoria Vale do Rio Pardo.

 

Zaffari e Bourbon: plástico verde em sacolas

As lojas da rede Zaffari e Bourbon no RS, já utilizam sacolas feitas em polietileno verde, também conhecido como plástico verde. O material, desenvolvido pela Braskem, Porto Alegre, foi criado a partir do etanol da cana-de-açúcar, matéria-prima 100% renovável. A iniciativa é pioneira no setor supermercadista brasileiro e resultado da busca da empresa por parceiros e fornecedores que utilizem fontes renováveis de energia. 

 

Tecnologia do bem

As sacolas verdes possuem a mesma resistência e capacidade de acondicionamento das sacolas de plástico tradicional e exibem o selo “I’m Green”, identificação internacional da utilização do polietileno verde produzido pela Braskem. O polietileno verde é produzido na planta da Braskem localizada em Triunfo/RS. O diferencial dessa resina é a captura de CO2 da atmosfera, reduzindo gases do efeito estufa. Cada quilo de plástico verde produzido captura 2,5 quilos de gás carbônico.

 

Código Florestal

Código Florestal será votado nos dias 24 e 25 deste mês, garante o presidente, Marco Maia, conforme nota da Agência Câmara de Notícias.

 

Corsan abre concurso público 

A Corsan abriu concurso  público para preencher 248 vagas. Na área da Superintendência Região Central: Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Candelária e Venâncio Aires, entre outras, são 25 vagas disponíveis – três para Agente Administrativo, sete para Agente em Tratamento de Água e Esgoto e 15 para Agente de Serviços Operacionais. Inscrições de 10 de abril a 8 de maio pela internet tão somente, no: www.msconcursos.com.br. Mais informações, no site da Corsan: http://www.corsan.com.br/node/714

 

Comunicação política

Até o dia 15 de abril estão abertas as inscrições para o curso de pós-graduação em nível de aperfeiçoamento da Unisc na área de comunicação e política. O curso Assessoria em Comunicação Política dura dois semestres, e começa em 11 de maio. São 190 horas /aula, quinzenalmente, nas sextas à noite e sábados pela manhã. O curso visa qualificar profissionais de jornalismo, publicidade, relações públicas, marketing, fotografia, audiovisual e assessorias de comunicação e marketing, ou dos poderes municipal, estadual e federal, Executivo, Legislativo e Judiciário.  Informações: http://www.unisc.br/portal/pt/cursos/especializacao-e-mba/assessoria-em-comunicacao-politica aperfeicoamento/apresentacao.html . Mais informações na Secretaria de Pós-Graduação e Extensão da Unisc, fone (51) 3717-7343 ou com coordenação do curso, com a professora Ângela Felippi, e-mail [email protected].