Início Colunas Nos Bastidores – 35

Nos Bastidores – 35

Diretoria da 28ª Oktoberfest e Feirasul

A diretoria executiva da 28ª Oktoberfest e Feirasul será apresentada na quarta-feira, 28, às 17h, no Espaço Assemp do Parque da Oktoberfest. 

 

 Abraço à Praça da Bandeira

A ideia inicial era abraçar o lago Dourado – muito boa, porém inviável devido à sua extensão e à falta de infra-estrutura no local, como o reduzido estacionamento. Mas o grupo “Urbanização e Utilização do Lago Dourado” não desistiu de mobilizar o máximo de pessoas para mostrar aos políticos e governantes a grande “indústria” que temos parada às margens da BR-471 e resolveu abraçar a Praça da Bandeira. O abraço está agendado para o dia do Descobrimento do Brasil – 22 de abril, domingo às 18 h, com panfletagem e camiseta do Lago Dourado – agenda aí! O Grupo tem perfil no Facebook com mais de mil membros – e entra no Grupo.
 
Reservatório de 4 milhões de m3 de água
 
Os problemas enfrentados pelos moradores do Bairro Várzea e arredores, com as enchentes é uma das bandeiras de alerta do movimento. “É uma obra futurística, construída a mais de 10 anos e que já deu mostras positivas neste verão, quando muitos municípios impuseram racionamento de água. Mas também trouxe problemas gravíssimos nas épocas de cheia, problemas solucionáveis”, pontua o Grupo, que não está só preocupado com o lazer, mas também com os moradores da vizinhança. Em 28 de maio de 2008, foi feito um “Termo de Cessão de Uso” entre a Prefeitura e a Corsan. Assim, hoje a urbanização e utilização do lago depende da prefeitura municipal (Lei Municipal n° 5.390 de 05 de abril de 2008). 

Um Lago realmente Dourado
 
O objetivo maior é unir forças, com a população, autoridades e empresários a fim de concretizar um sonho adormecido – de transformar o Lago Dourado (foto) em um ponto turístico, com área de lazer e construir um parque no entorno, com quadras poliesportivas, bares  e espaço também para esportes náuticos (impedidos até o momento pela existência de torres de alta tensão na água). “Queremos que esta obra esteja presente no plano de governo de todos os pré candidatos a prefeitura de Santa Cruz do Sul (independente do partido político)”, defende um dos mobilizadores.
 
Foto: Divulgação RJ
 
 
 

Santa Cruz dá um salto no índice socioeconômico
 
Santa Cruz do Sul recupera o espaço perdido no ranking do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico – Idese, da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul. O estudo do ano de 2009 foi divulgado na quarta-feira e põe Santa Cruz na 43ª colocação, com índice socioeconômico de 0,778. Quanto mais próximo de 1 melhor é a situação do município e indicadores acima de 0,800 indicam um alto desenvolvimento.

Recorde gaúcho
 
O índice do Estado ficou em 0,776 – número 0,5% acima do registrado em 2008 e confirma um novo recorde histórico do Idese do Rio Grande do Sul. Para Santa Cruz, é a melhor marca desde 2000, quando a FEE começou o estudo. Já a colocação no ranking é a melhor desde 2005, quando Santa Cruz aparecia em 40º.

Caxias na frente
 
Caxias do Sul lidera o ranking dos municípios, com um Idese de 0,858 em 2009 (0,2% acima do de 2008). Depois vêm Esteio (0,846), Canoas (0,840) e PortoAlegre (0,838), que apesar de ter registrado crescimento de 0,4% no Idese, cedeu a terceira posição, em 2009, para Canoas, que incrementou seu Idese em 0,9%. Entre os últimos colocados no ranking, Caraá continua na última posição, com um Idese de 0,542 em 2009 (em 2008, esse número era 0,540). 
 
PT define se será vice até o final do mês
 
Os municípios em que o PT poderá apresentar candidato a vice na chapa às
eleições municipais de 2012 devem se manifestar até 30 de março. Depois
desta data, o PT terá que obrigatoriamente ter candidatura própria. É o que diz a diretriz encaminhada pela Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores aos Diretórios Municipais do partido. O Diretório Municipal do PT de Santa Cruz se reúne domingo, 25, às 19h, na sede – Rua Venâncio Aires com seus filiados, para se posicionar sobre o assunto. O presidente Ari Thessing adianta que será discutida e votada uma Resolução definindo a posição do partido: “até o momento, a posição amplamente majoritária entre os filiados vem sendo o apoio à reeleição da dobradinha Kelly e Campis, mas vamos analisar outras possibilidades se forem apresentadas”.
 
PDT se reúne
 
A Coordenadoria Regional do PDT Vale do Rio Pardo convida para sua reunião mensal neste sábado, 24, em Passo do Sobrado. O encontro inicia às 11h no Restaurante Mactin – Rua São José ao lado do Posto do Passo. O vice-presidente da Coordenadoria do Vale do Rio Pardo, Bruno Cesar Faller, convida todos os filiados.
 
DEM
 
O Partido Democratas de Santa Cruz anda conversando com o PP, PMDB, PSDB, mas não há definição de coligação ainda de nenhuma das partes, a não ser de parte do PMDB, adianta o presidente Norberto Frantz. No entanto, o partido somente participará ou apoiará uma chapa que congregue as oposições, sem dividí-las, pontua ele. “Como temos nomes com potencial também para concorrer na majoritária, tanto para vice como para prefeito, uma candidatura própria não está descartada”, deixou no ar. Com relação às candidaturas à vereança, dever formar coligação, a exemplo de eleições passadas. O DEM filiou vários novos e jovens integrantes, pois em breve vai criar a Juventude Democrata e o Mulher Democrata. 
 
Foto: Rolf Steinhaus
 
 
 
Assemp faz palestra sobre Lei de Incentivo
 
Na terça-feira, 27, a Assemp, com apoio da Prefeitura, promove a palestra Lei de Incentivo, com a advogada, contadora e consultora de Incentivos Fiscais, Simone Zanon. O café da manhã acontece às 9h, no Espaço Assemp, no Parque da Oktoberfest, direcionado a empresários e profissionais das áreas Financeira, Contábil e Marketing. Entre os assuntos estão a Lei de Incentivo à Cultura, ao Esporte e Fiscal, bem como Lei do Audiovisual. A iniciativa contará também com a participação de representantes da Receita Federal e Estadual. Vagas limitadas e inscrições pelo fone (51) 3715-6844ou e-mail [email protected] .

É preciso encantar o cliente
 
A Souza Cruz reuniu ontem, 23, perto de 300 produtores de Santa Cruz do Sul, Passo do Sobrado, Vale Verde, Rio Pardo, Vera Cruz, Venâncio Aires e Sinimbu no Seminário Qualidade na Produção do Tabaco, no auditório central da Unisc. O evento iniciou com a palestra “Qualidade do Produto”, ministrada pelo gerente da Qualidade da Souza Cruz, Daniel Dal Ri (foto), que focou a necessidade de se encantar o cliente para mantê-lo fiel à marca. Enio Feyl – 38 anos de Souza Cruz na área de blend – e o último a manusear o produto antes de ir para a fábrica de cigarros, reforçou a necessidade de qualidade e integridade do produto.
 
Foto: Rolf Steinhaus
 
 
 
Objetos estranhos
 
Eles não deveriam estar ali, mas são frequentemente encontrados em meio às manocas de tabaco – são os objetos estranhos que podem comprometer todo o processo de fabricação. Os campeões de presença são os orgânicos, tipo gravetos, folhas de outras espécies e barbantes de algodão, mas também aparecem chicletes, papeis de bala, pedaços de metal, vidro e concreto. A empresa tem 32 pessoas no controle, mas se passar algo, vai cair no crivo do consumidor que ao notar sabor diferente na fumaça que inala, vai ligar para o SAC.
 
Manejo do solo e sustentabilidade
 
A gerente Territorial, Erika Glória, disse que o objetivo do encontro foi orientar os produtores em ambiente diferente e com palestrantes qualificados, que abordaram maneiras de como produzir com qualidade, assegurando a sustentabilidade da propriedade. O coordenador de Pesquisa da Souza, Gracioso Marcon, enfocou “Manejo e Conservação do Solo”. E por fim, o gerente de Sustentabilidade, Claudimir Rodrigues, deu ênfase à “Sustentabilidade em Produção de Tabaco”.
 
 
Os milionários brasileiros
 
Os brasileiros com pelo menos R$ 1 milhão em aplicações e atendidos especificamente pelo canal de private banking somaram 50,6 mil clientes em 2011 e fecharam o ano passado com R$434,4 bilhões investidos nos bancos, diz o levantamento da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais – Anbima, divulgado ontem, 23. Em relação ao ano passado, foi registrado avanço de 21,6% no volume de ativos sob gestão – o mesmo ritmo de expansão observado em 2010 – quando registrou crescimento nominal de 22,9%. 
 

Koloniefest no distrito do peixe
 
O distrito de Rio Pardinho sedia neste sábado, 24, a primeira edição da Koloniefest 2012. Coordenada pela EMEF Cristiano Smidt e tendo como tema o Peixe, a festa acontece no ginásio do educandário, a partir das13h. Criada para mostrar as potencialidades econômicas, sociais e culturais das comunidades interioranas, a Koloniefest surgiu no ano passado- foram seis edições, cinco delas em Santa Cruz e uma em Sinimbu. A agenda desse ano prevê a próxima em Alto Paredão, na terra do pinhão, dia 26 de maio e a seguinte em São Martinho, a terra do melado, dia 14 de julho. Na realização, colégios e lideranças das localidades que abrigam as festas e a coordenação do Projeto Verde é Vida, o programa ambiental desenvolvido pela Afubra. A programação da Koloniefest prevê exposição de produtos coloniais, praça de alimentação, desfiles, competições esportivas e bailes.
 
 
O Tribunal de Contas e as crianças
 
No dia 30 de março, entre 10h e 18h30 no auditório Romildo Bolzan do Tribunal de Contas do Estado, acontece a primeira audiência pública do órgão: “Medidas sócio-educativas em meio fechado e o papel da FASE”. A escolha do tema se justifica por sua urgência e relevância pública e tem em conta o foco estabelecido para as ações de fiscalização da Corte de Contas este ano: os direitos das crianças e adolescentes.  A abertura será feita pelo presidente Cezar Miola, seguido de painéis de juízes e promotores, mais ex-presidentes da Febem e da FASE. O secretário Estadual de Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira, também participa assim como a atual presidente da FASE, Joelza Mesquita Andrade Pires, a presidente do Semapi e o do Cremers. Inscrições: [email protected]