Divisão de Acesso ou Série A2. Essa é a denominação, conforme a Federação Gaúcha de Futebol, sobre a segunda divisão estadual. Na história, a competição iniciou no final dos anos 50 entre clubes que eram campeões citadinos nas suas cidades, mas, sem garantir o acesso para a primeira divisão. No início dos anos 60 a Federação Gaúcha de Futebol criou oficialmente a Divisão de Acesso e a partir de 1965 o campeão passou a ter vaga direta na primeira divisão. Durante os anos, a competição ganhou várias nomenclaturas e diferentes fórmulas de disputa para regulamentar o acesso do campeão e vice-campeão.
Em 2020, a competição contará com a participação de 16 equipes. Na primeira fase, os clubes foram divididos em duas chaves com oito times. Os quatro melhores de cada chave avançam para a fase de quartas de final, que será disputada em jogos de ida e volta, assim como a semifinal e a final da competição. O campeão e vice-campeão terão acesso para a primeira divisão estadual em 2021. Nesta reportagem especial vamos apresentar um resumo sobre todos os participantes da competição, as chaves e os jogos da primeira rodada.
Chave A
Cruzeiro (Cachoeirinha) – (Emblema)
Fundado em 1913, em Porto Alegre, o Esporte Clube Cruzeiro sempre é considerado um dos favoritos na disputa da Divisão de Acesso. A equipe estrelada, com sede em Cachoeirinha, se apresentou no dia 20 de janeiro para iniciar a pré-temporada. O plantel, comandado pelo técnico Fernando Agostini, conta com 24 jogadores. A equipe não disputou amistosos oficiais na pré-temporada.
Igrejinha (Igrejinha) – (Emblema)
Fundado em 1930, o Esporte Clube Igrejinha, da cidade de Igrejinha, no Vale do Paranhana, é um dos clubes que quer surpreender em busca do acesso para a elite em 2021. A equipe, comandada pelo técnico Mauricio Burzlaff, conta com um plantel formado por 27 jogadores. No último amistoso da pré-temporada, a equipe venceu o Guarani de Venâncio Aires, por 4×0, em Venâncio Aires.
Glória (Vacaria) – (Emblema)
Fundado em 1956, o Grêmio Esportivo Glória, da cidade de Vacaria, na Serra Gaúcha, tenta novamente retornar para a elite do futebol gaúcho, que bateu na trave em 2019 ao ser derrotado na semifinal para o Ypiranga, de Erechim. A equipe de Vacaria, comandada pelo técnico Fabiano Daitx, conta com um plantel formado por 29 jogadores. No último amistoso, a equipe foi derrotada pelo Esportivo por 1×0, em Vacaria.
Passo Fundo (Passo Fundo) – (Emblema)
Fundado em 1986, o Esporte Clube Passo Fundo, da cidade de Passo Fundo, na região norte do Estado, é outro clube tradicional que tenta retornar à elite em 2021. A equipe, comandada pelo técnico Paulo Porto, conta com um plantel formado por 20 jogadores contratados e jovens promovidos da base. No último amistoso da pré-temporada, a equipe empatou em 1×1 com o Avenida, em Santa Cruz do Sul.
Tupi (Crissiumal) – (Emblema)
Fundado em 1949, o Tupi Futebol Clube, de Crissiumal, na região noroeste do Estado, vai em busca de seu primeiro acesso para a elite em 2021. A equipe comandada pelo técnico Fabiano de Borba, conta com um plantel formado por 27 jogadores. No último amistoso oficial, a equipe foi derrotada por 2×0 pelo São Luiz, em Ijuí.
União Frederiquense (Frederico Wesphalen) – (Emblema)
Fundado em 2010, o União Frederiquense de Futebol , da cidade de Frederico Wesphalen, na região norte do Estado, é um dos mais novos clubes do interior gaúcho que tenta retomar o protagonismo com o acesso para a elite. A equipe, comandada pelo técnico Daniel Franco, conta com um plantel formado por 19 jogadores contratados e jovens promovidos da base. No último amistoso oficial, a equipe foi derrotada pelo Inter/SM por 1×0, em Santa Maria.
Veranópolis (Veranópolis) – (Emblema)
Fundado em 1992, o Veranópolis Esporte Clube Recreativo e Cultural, de Veranópolis, na Serra Gaúcha, volta a disputar a Divisão de Acesso após 26 anos na elite do futebol gaúcho. A equipe, comandada pelo técnico Cristian de Souza, conta com um plantel formado por 27 jogadores. No último amistoso, foi derrotada pelo time reserva do Grêmio por 1×0, em jogo-treino disputado no CT Luiz Carvalho, em Porto Alegre.
Brasil de Farroupilha (Farroupilha) – (Emblema)
Fundado em 1939, a Sociedade Esportiva e Recreativa Brasil, de Farroupilha, na Serra Gaúcha, tenta repetir o ano de 1992, quando sagrou-se campeão da Divisão de Acesso. A equipe da serra será comandada pelo técnico Alê Menezes, ex-centroavante que levou o time de Farroupilha ao vice-campeonato da terceirona em 2019. A equipe conta com um plantel formado por 31 jogadores, entre contratados e jovens das categorias de base. O último amistoso foi um jogo-treino contra o Caxias que terminou empatado em 1×1, em Caxias do Sul.
Chave B
São Paulo (Rio Grande) – (emblema)
Fundado em 1908, o Sport Club São Paulo, da cidade de Rio Grande, no Litoral Sul, é um dos mais antigos e tradicionais clubes do interior gaúcho. O leão do parque, como é conhecido, será treinado pelo técnico China Balbino, que dispõe de um grupo formado por 25 jogadores, para a disputa da competição estadual. No último teste, válido pela final do Campeonato Citadino de Rio Grande, o São Paulo derrotou o Riograndense por 3×2, em partida disputada no Estádio Aldo Dapuzzo, em Rio Grande.
Lajeadense (Lajeado)
Fundado em 1911, o Clube Esportivo Lajeadense, de Lajeado, é o representante do Vale do Taquari na competição e vai novamente em busca de uma das vagas na elite. O time será comandado pelo técnico Wallace Lemos que possui a disposição, um plantel formado por 32 jogadores. No último amistoso, o Lajeadense realizou um jogo-treino contra o Juventude, em partida que terminou empatada em 1×1, na cidade de Caxias do Sul.
Guarani-VA (Venâncio Aires)
Fundado em 1929, o Esporte Clube Guarani, de Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, busca retornar à elite do futebol gaúcho. A equipe treinada pelo técnico Chicão possui um plantel de formados por 36 jogadores para disputa da competição. No último amistoso em preparação para a competição, o Guarani foi derrotado pelo Igrejinha por 4×0, em Venâncio Aires.
Guarany-BA (Bagé)
Fundado em 1907, o Guarany Futebol Clube, de Bagé, na fronteira, está de volta à disputa da Divisão de Acesso após conquistar o título da Série B, em 2019. A equipe alvirrubra será comandada por Rodrigo Bandeira, que assumiu na última semana. O plantel conta com 24 jogadores para a disputa da competição. O último teste da pré-temporada foi um jogo treino contra o Pelotas que terminou empatado em 1×1, na cidade de Pelotas.
Grêmio Bagé (Bagé)
Fundado em 1920, o Grêmio Esportivo Bagé, de Bagé, fronteira, tenta retornar a elite do futebol gaúcho. A equipe jalde-negra também trocou de treinador durante a pré-temporada com o ingresso de Arilson Costa no lugar de Badico. O plantel conta com 24 jogadores. No último teste, o Bagé goleou o Riograndense, de Rio Grande, por 6×0, em Bagé.
Inter-SM (Santa Maria)
Fundado em 1928, o Esporte Clube Internacional, de Santa Maria, na região central do Estado, é mais um time tradicional que vai em busca do retorno à elite em 2021. A equipe conta com 21 jogadores treinados por Sananduva. No último amistoso, a equipe derrotou o União Frederiquense por 3×1, em Santa Maria.
São Gabriel (São Gabriel)
Fundado em 2013, o Esporte Clube São Gabriel, de São Gabriel, na região central do Estado, vai em busca do seu primeiro acesso para a elite e repetir o sucesso do São Gabriel Futebol Clube, que disputou a primeira divisão e a Copa do Brasil. A equipe será treinada por Celso Rodrigues e contará com um plantel formado por 24 jogadores. No último teste, a equipe dividiu o plantel e enfrentou duas equipes amadoras de São Gabriel.
As chaves
Chave A
Igrejinha, Cruzeiro, Brasil/FAR, Passo Fundo, Glória, Tupi, Veranópolis, União Frederiquense
Chave B
Avenida, São Paulo, Inter/SM, São Gabriel, Guarany–BA, Grêmio Bagé, Guarani-VA e Lajeadense
Primeira Rodada
Sábado, 29, 16h
Cruzeiro x Passo Fundo (Cachoeirinha)
Domingo, 1º, 16h
Igrejinha x Brasil de Farroupilha (Igrejinha)
Glória x Tupi (Vacaria)
Inter/SM x São Gabriel (Santa Maria)
Guarany/BA x Guarani/VA (Bagé)
Lajeadense x Bagé (Lajeado)
Domingo, 1º, 18h
Veranópolis x União Frederiquense (Veranópolis)
Domingo, 1º, 20h
São Paulo x Avenida (Rio Grande)