Início Geral Nota sobre as medidas de Leite – CPERS/Sindicato

Nota sobre as medidas de Leite – CPERS/Sindicato

Nesta quinta-feira, dia 10, aconteceu o Conselho Regional Ampliado do 18º núcleo do CPERS/Sindicato. Diante da falta de avanço nas negociações do sindicato com o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, a categoria em Assembleia Geral decidiu manter-se em estado de greve, acumulando forças para exigir a reposição salarial e pagamento em dia dos salários.
Na quarta-feira, a direção se reuniu com o governador Leite, no CAFF, em Porto Alegre e ouviu a sua proposta de alteração das carreiras e da Previdência Estadual. A presidente do CPERS/Sindicato, Helenir Aguiar Schürer respondeu que caso propostas que atacam os direitos da categoria sejam encaminhadas para a Assembleia, os professores entrarão em greve. “Se o governo apresentar para a Assembleia Legislativa uma proposta para alterar o plano de carreira ou a previdência da categoria, em 72 horas deflagraremos uma forte greve”, disse Helenir.
No Conselho Regional Ampliado, os educadores e educadoras do 18º núcleo enxergam com preocupação o pacote que altera o plano de carreira dos educadores e mexe na Previdência Estadual do funcionalismo. Desta maneira, a direção do 18º núcleo irá intensificar a mobilização, conversando com a comunidade escolar e produzirá materiais informativos. Os professores e funcionários presentes avaliam que além de estarem há cinco anos sem reposição, com essas propostas terão mais prejuízos financeiros, inviabilizando a sua própria sobrevivência.