Início Geral Blitz educativa marca a Semana Nacional do Trânsito

Blitz educativa marca a Semana Nacional do Trânsito

Tocar corações e emocionar. Essa foi a estratégia utilizada pelos alunos do 4º e 5º anos da Escola Estadual Affonso Pedro Rabuske, de Linha Santa Cruz, para chamar a atenção para um assunto de máxima importância: a segurança no trânsito. Para marcar a Semana Nacional do Trânsito, que acontece de 18 a 25 deste mês, uma blitz educativa uniu na tarde desta terça-feira, 24, fiscais da Prefeitura, Rotary Cidade Alta, CFC Real e comunidade escolar.
A medida que os carros passavam pela Avenida Orlando Oscar Baumhardt eram abordados pela fiscalização defronte à escola, onde dezenas de alunos aguardavam em fila. Sempre acompanhados pelos parceiros da iniciativa, um menino e uma menina se dirigiam duplas até a janela do motorista e entregavam a ele ou a ela, uma pequena cartinha. Quase uma centena foram distribuídas durante a ação.
Clara Cristina Fortes Queiroz e Victor Augusto Stümm, ambos de 9 anos, alunos do 4º ano, estavam bem conscientes da tarefa e mostraram saber a importância do que estavam fazendo. “A gente quer que os motoristas tenham cuidado porque estão acontecendo vários acidentes e muita gente está morrendo. Como ficam as famílias quando essas pessoas não voltam mais pra casa?”, questionou a menina.
A professora Clair Dalcin Klinger, titular do 4º ano, disse que a blitz educativa acontece sempre uma vez por ano e que as crianças respondem bem ao chamamento. “As pessoas conhecem as leis de trânsito, mas precisam ser tocadas no coração, então pedi que eles escrevessem uma cartinha como se fosse para o próprio pai ou para a mãe. Eu sabia que ia sair algo emocionante”, disse ela. Já a colega de profissão, professora Fernanda Gass, do 5º ano, mostrou o trabalho realizado pela turma, na qual leciona. Os alunos escreveram pequenos bilhetes chamando a atenção dos motoristas para o cumprimento da legislação de trânsito. “Conversamos sobre as ações e cada um fez uma cartinha. Eles chamam a atenção para várias questões, como usar pisca alerta, não fumar enquanto dirige, usar cinto de segurança e várias outras regras”.
Enquanto a ação era realizada em Linha Santa Cruz, outra blitz – parceria da Prefeitura com o CFC Machado – para alertar condutores ocorria bem no centro da cidade, na Rua 28 de Outubro, entre a Tenente Coronel Brito e a Venâncio Aires. Já na Emef Cardeal Leme teve Escolinha de Trânsito e palestra sobre prevenção de acidentes para alunos e professores. Dando continuidade à programação referente à Semana Nacional do Trânsito, nesta quarta-feira, dia 25, uma blitz para ciclistas deverá ocorrer próximo ao Supermercado Big.
De acordo com o chefe de divisão da Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Urbanos (Setsu), Cassiano Rauber, ações como a realizada nesta terça-feira ajudam a mudar o comportamento das pessoas, ainda mais quando envolvem os futuros motoristas. “A gente trabalha no sentido de conscientizar. Tem muito adulto que ainda precisa de um puxão de orelhas, agora as crianças, essas são o futuro e vale a pena investir nelas”.