A nova rodada de audiências públicas para debater a duplicação da RSC-287 acontecerá na próxima segunda-feira (13), às 13h45, na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul. O encontro, organizado pela Comissão de Assuntos Municipais (CAM) da Assembleia Legislativa, a partir de uma proposição apresentada pelo deputado Valdeci Oliveira, deverá contar com a participação de gestores públicos, entidades empresariais, de produtores rurais e da sociedade civil. “Como a necessidade da obra é um ponto pacífico, de concordância, principalmente no que diz respeito ao escoamento da produção de Santa Cruz e região, vamos discutir os vários aspectos envolvidos na obra, como modelagem justa, praças de pedágio, prazos e projeto, entre outros”, afirma Valdeci.
Para o deputado, são poucos os temas, principalmente em um momento político tão conflagrado como o que vivemos hoje, com capacidade de aglutinar, organizar e unir a sociedade em torno de uma proposta. “A luta pela duplicação da RCS-287, uma das principais rodovias do interior do Rio Grande do Sul, mostrou – e tem demonstrado – ser uma dessas exceções que precisam ser aproveitadas em todos os seus detalhes. As forças políticas, produtivas e sociais de Santa Cruz e região estão firmes nesse propósito. E tenho certeza que ainda há muito o que ser construído, por isso que cerrar fileiras em defesa da duplicação da rodovia continua sendo importante neste momento”, acredita o parlamentar.
Para Valdeci, a modelagem necessária para que não se penalize os usuários por meio das diversas praças de pedágio que constam no projeto original – de 204 km entre Santa Maria e Tabaí – está entre as questões fundamentais do debate. “Ao mesmo tempo que temos de criar as condições necessárias para a trafegabilidade segura e escoamento daquilo que é produzido na região, temos de garantir a transparência para que esse custo não se transforme em abuso econômico, pago integralmente pelas empresas locais, motoristas e usuários”, defende o parlamentar.
Valdeci acrescenta ainda que tanto o governador Eduardo Leite como os secretários de Logística e Transporte e de Governança e Gestão Estratégica já receberam, como propostas tiradas em audiências anteriores, a necessidade de ampliação dos debates públicos em relação às obras viárias e de infraestrutura referentes à duplicação e definição de uma política de isenção de cobranças de pedágios para os moradores das comunidades que sediarão as praças pedagiadas, entre outros pontos. “Esse é um tema que tem de levar em conta os interesses de todos. E para isso a transparência é a medida mais indicada”, finaliza o deputado.
Audiência Pública sobre a duplicação da RSC-287
13 de maio – 13h45min
Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul