A Defesa Civil de Santa Cruz do Sul está alertando a comunidade para que fique atenta ao nível do Rio Pardinho. De acordo com nota emitida na manha dessa segunda-feira, dia 24 de setembro, os níveis do rio, de arroios e sangas vêm subindo muito rapidamente e os moradores de regiões próximas da água devem estar preparados para deixar suas residências. “Não esperem níveis críticos para evacuação”, pediu o chefe da Defesa Civil de Santa Cruz, tenente José Joaquim Dias Barbosa.
Ainda de acordo com Barbosa, na madrugada de sábado para domingo foram registradas rajadas de vento de 55 quilômetros por hora na região, e na madrugada dessa segunda-feira, também ocorreram ventos “um pouco menos intensos, mais ainda assim fortes”, disse o tenente. Em relação à chuva, até o momento já foram registrados 95 mm e o Rio Pardinho já atinge a marca de 7 metros. “Isso significa que as regiões do entorno dele estão começando a inundar”.
Além disso, desde às 5 horas da manhã, esse nível vem subindo cerca de meio metro por hora, porque muita água está descendo da cabeceira do Rio Pardinho que fica em Sinimbu. O bairro Várzea e mais específicamente a Praia dos Folgados, assim como a Travessa Daer deverão ser os pontos mais atingidos pela inundação.
Na nota, o comandante lembrou também que a população deve retirar animais (bovinos, equinos, suínos e aves) de locais em que eles possam ficar ilhados. O mesmo vale para cães e gatos, justamente por causa desse aumento rápido dos níveis do rio. De acordo com os Bombeiros, aliás, durante o fim de semana, a maior parte das ocorrências atendidas estava relacionada ao salvamento de animais presos e ilhados.
Em caso de emergências, a comunidade pode pedir ajuda para os números 153 (Guarda Municipal), 199 (Defesa Civil) ou 193 (Bombeiros).