Início Geral Região contará com uma CIC

Região contará com uma CIC

Assinatura do termo de refundação aconteceu nessa quinta-feira, durante o 12º Fórum de Líderes

LUANA CIECELSKI
[email protected]

Foi oficialmente refundada na tarde dessa quinta-feira, dia 9 de agosto, a Câmara de Indústria Agronegócio, Comércio, Serviços e Cultura do Vale do Rio Pardo (CIC-VRP). A entidade, que já havia sido pensada em 2006, terá como objetivo a união de todas as entidades empresariais da região. A assinatura do termo de refundação aconteceu durante o 12º Fórum de Líderes realizado em Santa Cruz do Sul, no Auditório da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz, na presença da presidente da Federação de Entidades Empresariais do RS (Federasul), Simone Leite, do vice-presidente regional da Federasul, Ario Sabbi e do atual presidente da ACI, Lucas Rubinger. 
A apresentação do projeto foi feita pelo ex-presidente da ACI, Jair Jasper, um dos idealizadores da CIC em 2006. Segundo ele, desde sua concepção original, a ideia era que CIC funcionasse como um órgão articulador da classe empresarial. “Muitos devem estar pensando que já temos várias entidades regionais, como o Corede, entre outros, e eu concordo, mas a verdade é que as necessidades empresariais se diferem daquelas que buscam sanar os órgãos já existentes”, comentou. 
A partir de agora, segundo Sabbi, CIC tem 60 dias para compor uma diretoria. “Inicialmente faremos visitas a todas as ACIs do Vale do Rio Pardo, para que elas disseminem a informação entre outras entidades empresariais, depois vamos convidar aqueles que se mostrarem interessados em trabalhar para que façam parte da diretoria”, explicou. A ideia, segundo ele, é englobar todos os 23 municípios que compõem o Vale do Rio Pardo, isso, entretanto, vai depender da adesão de cada um deles. 
Palestrante do 12º Fórum de Líderes, Simone Leite parabenizou a região pela iniciativa e falou sobre intervenções importantes que a Câmara da Região Metropolitana fez desde sua fundação há alguns anos. Uma das ações importantes foi a barragem do projeto de implantação de pedágio na BR-101. Outra participação importante foi na solicitação de construção da BR-448, também conhecida como Rodovia do Parque. “Com todo o respeito às ACIs, preciso dizer que uma coisa é assinarmos um documento em nome de uma ACI, outra coisa é assinarmos como CIC. Uma CIC tem um peso diferente”, disse ela. “E o momento exige integração. A política é movida a pressão, porque eles estão na zona de conforto. A gente tem que mostrar o que a gente quer”, completou. 
Segundo Jair Jasper, a ideia da CIC do Vale do Rio Pardo surgiu a partir da criação, em 2005, da CIC do Vale do Taquari. “O Vale do Rio Pardo tem muitas semelhanças com o Vale do Taquari e sempre acreditamos que essa ideia poderia dar certo aqui também”. Ele inclusive sugeriu aos presentes que acessem o site da CIC do Vale do Taquari, disponível no endereço www.cicvaledotaquari.com.br e confiram as atividades que já foram realizadas pelo órgão nos últimos 13 anos. “Através daquele portal é possível verificar que muitas coisas podem ser feitas”, garantiu. 
Ainda de acordo com o Presidente da ACI, Lucas Rubinger, uma das primeiras pautas a serem discutidas pela CIC, assim que formada sua diretoria, será a da duplicação da RSC-287. “Já temos ai um belo propósito pelo qual lutar”, comentou. 

O FÓRUM DE LÍDERES

Realizado anualmente pela Federasul, o Fórum de Líderes tem como objetivo propor um amplo debate com as lideranças empresariais locais e regionais sobre política, economia e desenvolvimento social. Nesse ano, quando chega a sua 12ª edição, ele foi realizado pela primeira vez em Santa Cruz do Sul. As atividades aconteceram na tarde dessa quinta-feira, no Auditório da ACI local. 
Na programação estiveram a palestra “Vamos Falar de Política Sim!”, da presidente da Federasul, Simone Leite, e a palestra “Cenário Econômico”, do vice-presidente de Integração da Federasul, Rodrigo de Sousa Costa.

Ario Sabbi durante a apresentação da CIC:

LINHA DO TEMPO

Também nessa quinta-feira, dia 9 de agosto, foi inaugurada a Linha do Tempo ACI 100 Anos. Localizada no hall de acesso à Secretaria da ACI, bem na entrada do prédio da entidade, o grande painel vinha sendo pensado desde a gestão de Ario Sabbi. Ele apresenta as datas mais marcantes da história da ACI e as fotografias dos ex-presidentes da associação, formando também uma espécie de Galeria de Ex-Presidentes. 
Segundo o presidente atual, Lucas Rubinger, a inspiração para fazer esse espaço surgiu de uma visita a uma associado de Porto Alegre. “Agora quem nos visitar conhecerá nossa história já na entrada”, comemorou. 

 

O Presidente da ACI, Lucas Rubinger inaugurou a Linha do Tempo ACI 100 Anos