LUANA CIECELSKI
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SARA ROHDE
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Está oficialmente inaugurado o viaduto do Fritz e Frida na RSC-287 em Santa Cruz do Sul. O ato que marcou esse momento aconteceu na manhã dessa sexta-feira, 15 de junho, e contou com a presença do governador José Ivo Sartori, do secretário Estadual dos Transportes, Humberto Brandão Canuso, e da diretoria da EGR, que tem como presidente Nelson Lídio Nunes. As autoridades abriram simbólicamente a pista abaixo do viaduto, erguendo cones que foram colocados no local.
Para Sartori, o momento foi de comemoração. “Esse foi um grande esforço feito pela Emporesa Gaúcha de Rodovias, a EGR, bem como para a Secretaria de Transportes”, comentou, citando as dificuldades econômicas pelas quais passa o Estado. “As pessoas precisam saber que esta é uma obra oriunda da EGR, feita com o valor arrecadado pelos pedágios e tranformado nesse viaduto que é tão importante para acomunidade local e regional”, destacou.
Em sua fala, o governador lembrou também que, além do viaduto foram asfaltados e duplicados os quatro quilômetros no entorno do Fritz e Frida e que outros trechos da rodovia também estão sendo recuperados. Tudo com o objetivo de melhorar a estrada “que liga a capital ao Centro do estado, e que portanto, é extremamente importante”.
Após o ato simbólico de inauguração, uma cerimônia foi realizada junto ao pavilhão da Comunidade Católica de Linha Santa Cruz, reunindo autoridades. O Governador do Estado também fez uma parada junto à Escola Estadual Professor Affonso Pedro Rabuske, localizada em Linha Santa Cruz.
A OBRA
– Investimento de R$ 27,5 milhões;
– Início em 27 de dezembro de 2014;
– Término em abril de 2018, com abertura das pistas no dia 27 de abril;
– O viaduto, de concreto e cimento armado, tem 60 metros de comprimento e 20 metros de largura, com pista dupla e acostamento. Sob sua estrutra há uma rótula que permite retorno e acesso a Santa Cruz. O vão sob o viaduto tem 5,5 metros. Há passagem de pedestres com faixa de segurança sob o viaduto;
– O revestimento asfáltico de todo o trecho foi construído utilizando asfalto modificado com adição de polímero, mais durável. Ao longo do trecho, em pontos com desnível, foram colocadas defensas metálicas com elementos refletivos, que garantem mais segurança aos motoristas;
– Há barreiras rígidas de concreto, chamadas New Jersey, que servem como divisores das pistas ao longo do trecho duplicado, entra a Avenida Melvin Jones e o viaduto, e do outro lado do viaduto, entre o posto do Camando Rodoviário da BM e a Linha Pinheiral;
– Foi construído um sistema de drenagem em toda a extensão da obra, a fim de evitar acúmulo de água, assim como sinalização vertical e horizontal completa.