Início Geral 150 jovens dão baixa do quartel

150 jovens dão baixa do quartel

LUANA CIECELSKI
[email protected]

Na manhã da última sexta-feira, 6 de janeiro cerca de 150 jovens, que serviram ao Exército Brasileiro durante o ano de 2016 deram baixa das atividades militares em solenidade realizada 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) de Santa Cruz do Sul. De calças jeans e camisetas brancas – roupas civis, simbolizando a saída do quartel -, o grupo desfilou pela última vez pelo pátio do batalhão. Foram licenciados homens de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Sinimbu, Herveiras, Boqueirão, General Câmara, Vale do Sol, entre outros municípios do entorno do batalhão. 

Em seu discurso, o comandante do 7º BIB, tenente-coronel Kurt Everton Werberich, falou diretamente aos jovens, apontando que eles devem levar para suas vidas os ensinamentos do quartel. “Levem a hierarquia e a disciplina”, disse. Ele também falou das amizades construídas no Exército, e da importância de mantê-las, e incitou os jovens a confiarem mais em si mesmos. “Muitos não chegam aonde vocês chegaram. Muitos desistem. Por isso tenham orgulho. Vocês sabem que são capazes. Venceram obstáculos e nós só crescemos quando vencemos obstáculos”, destacou.

Jovens se apresentaram ao comandante pela última vez

Além disso, o comandante também citou o momento político vivido. “Mais do que nunca precisamos levar adiante o amor pela pátria que aprendemos aqui dentro”, apontou. “É preciso lembrar sempre do que está escrito na nossa bandeira: ordem e progresso. É preciso ordem para que haja progresso. Um progresso para todas as pessoas. Assim o país evolui”, declarou. 

Os jovens agora são considerados reservistas, ou seja, em caso de grande necessidade, como uma guerra, eles podem ser novamente chamados pelo Exército para lutar e defender o país.